Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Embrapa recebe estudantes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Quais as tecnologias disponíveis para desenvolver uma agropecuária sustentável na Amazônia? Como é feita a análise de solos em laboratório? Estas e outras curiosidades fazem parte da palestra do pesquisador Nagib Melém, da Embrapa Amapá, durante a programação “Portas Abertas” a ser realizada nesta sexta-feira, 19, como parte da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amapá (SNCT), coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), de 17 a 23 deste mês. Este ano, a Embrapa Amapá recebe uma turma de ensino fundamental da Escola Estadual Predicanda Lopes e uma turma do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Amapá (Ueap). A SNCT no Amapá foi aberta na quarta-feira, 17, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, com a presença de estudantes, professores, autoridades e dirigentes das instituições parceiras, entre eles o chefe-geral da Embrapa Amapá, Silas Mochiutti.

“Portas Abertas” - A recepção aos acadêmicos na Embrapa Amapá, nesta sexta-feira, 19, será dividida em dois turnos. Pela manhã, a partir das 8h30 os alunos da Ueap e durante à tarde, a partir das 14h10, os alunos da escola estadual. A programação “Portas Abertas” é realizada por meio de uma articulação com a Secretaria Estadual de Educação (Seed) e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec) e tem como objetivo aproximar os estudantes do conhecimento científico gerado pela Embrapa e seus desdobramentos em tecnologias para o desenvolvimento sustentável da região.

Nos dois turnos a programação será iniciada com uma palestra do pesquisador chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amapá, Nagib Melém, tendo como tema “Agropecuária sustentável e a contribuição da Embrapa para sociedade”. “Vamos abordar o tema da pesquisa científica como uma situação natural no dia-a-dia. A ciência e a tecnologia estão presentes na roupa que vestimos, na alimentação, nos meios de comunicação e em tudo que está em nossa volta”, destaca o pesquisador. Ainda durante a palestra serão apresentados dados de pesquisas sobre vários temas estudados pela Embrapa Amapá como açaí, a castanha da Amazônia, a banana, o feijão-caupi e também as pesquisas científicas na área de aquicultura.

Os alunos da Ueap terão a oportunidade de conhecer o espaço de experimentos de aquicultura e pesca, composto de cinco laboratórios, sendo um laboratório de nutrição de organismos aquáticos, um laboratório de limnologia e qualidade de água, um laboratório de reprodução e larvicultura de peixes, um laboratório de carcinicultura, um laboratório de sanidade de organismos aquáticos e um galpão de cultivo. Já os alunos da Escola Estadual Predicanda Lopes, além de conhecerem o funcionamento do prédio de aquicultura, também serão conduzidos ao laboratório de solos, onde são feitas pesquisas que melhoram a qualidade da terra para um bom cultivo. “É importante os alunos terem essa aproximação com o mundo da ciência. O pesquisador é um estudioso que trabalha com a ciência para o desenvolvimento do país”, acrescentou Nagib Melém.

SEMANA DE C&T - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2005, por meio do Programa de Popularização da Ciência. Acontece com atividades simultâneas em todo o país, sempre no mês de outubro e este ano o tema geral é "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza". Participam da SNCT universidades, instituições de pesquisas, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológicos, centros, fundações, parques ambientais, secretarias estaduais, órgão governamentais e Ongs. No Amapá, esta 9ª versão da Semana de C&T é realizada pelas Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia, de Educação e Universidade do Estado do Amapá (UEPA), tendo como parceiros diversas instituições públicas e privadas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet