Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

observações

Produtores interessados em plantar mandioca devem ficar atentos a certas características

A plantação da mandioca é uma das culturas da agricultura que apresenta maior adaptabilidade, sendo possível cultiva-la em diferentes climas. A seca ou a falta de água no solo não impedem a sua produção, porém deve-se manter cuidado e ficar atento ao excesso de água. A época do plantio adequado é importante para a produção e vegetação da planta. É uma planta tolerante a solos de baixa fertilização e é cultivada em todo o território nacional.

Foto: Reprodução

Mandioca: Baixo custo no mercado, mas comum entre a alimentação da população

Mandioca: Baixo custo no mercado, mas comum entre a alimentação da população

A plantação da mandioca é uma das culturas da agricultura que apresenta maior adaptabilidade, sendo possível cultiva-la em diferentes climas. A seca ou a falta de água no solo não impedem a sua produção, porém deve-se manter cuidado e ficar atento ao excesso de água. A época do plantio adequado é importante para a produção e vegetação da planta. É uma planta tolerante a solos de baixa fertilização e é cultivada em todo o território nacional. 

Leia também 
Bocaiúva: fruta pode ser utilizada até em suplementos para animais
Bananas: produção é mais barata, mas exige atenção e cuidados na lavoura

A produção da cultura da mandioca é de clima do Cerrado que ocupa 24% de toda a área do país. Temperatura mais baixa pode retardar sua atividade de vegetação, entrando em fase de repouso. Em solo com umidade elevada pode causar encharcamento e favorecer o apodrecimento de raízes. Para o cultivo da mandioca é preciso que o solo seja bem drenado para evitar perda da produção. Ela é cultivada em regiões semi-árida adequada a época de plantio. É a principal produção econômica da região do Nordeste.

Alguns especialistas ressaltam que é importante preparar o solo para melhorar as condições físicas e crescimentos das raízes. As raízes absorvem grandes quantidades de nutrientes e exporta tudo o que absorve. O plantio é feito com ramas da própria planta. As raízes são destinadas a produção de farinhas, fécula e outros produtos e alimentação humana e animal.



O alimento mais comum é a produção de farinha que, em alguns Estados, é à base da alimentação de muitos cidadãos. Possui grandes variações na cor, textura, granulometria e acidez, e teor elevado de amido fibras e alguns minerais como potássio, cálcio e ferro.

A mandiocultura é considerada área de fácil produção e de baixo custo. Suas raízes são vendidas de R$1,50 a R$ 2,00 cada. Mesmo considerado baixo o valor no mercado, é uns dos alimentos mais consumidos pela população, sendo muito popular.

Leia mais notícia do Agro Olhar 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet