Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Logística

portos

Aprosoja avalia condições dos portos das regiões Sul e Sudeste do país

As visitas realizadas esta semana vão percorrer portos dos estados de Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

Foto: Reprodução / Ilustração

Aprosoja avalia condições dos portos das regiões Sul e Sudeste do país

Aprosoja avalia condições dos portos das regiões Sul e Sudeste do país

Uma equipe composta por representantes da Aprosoja, Movimento Pró-logística, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA) realiza visitas durante esta semana aos portos das regiões Sul e Sudeste do país. O objetivo é conhecer de perto os principais gargalos do setor portuário nacional e as novas oportunidades para o agronegócio.

Leia também:
Diretor do Dnit verifica in loco situação da BR-163; estradeiro se lança MT adentro
Estradeiro verifica obras; nova rota tornará mercado mais competitivos

Na visita também são realizadas reuniões técnicas com os representantes das empresas responsáveis pelos portos, estreitando relacionamentos e aprofundando estudos sobre os principais terminais portuários brasileiros. Serão visitados portos do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

Nesta segunda (15), no Espírito Santo, foram visitados os portos de Tubarão e Vitória, na capital capixaba. De acordo com o diretor executivo do Movimento Pro-logística, Edeon Vaz Ferreira, neste início de viagem já foram percebidos alguns problemas. “Nesta rodada técnica inicial já foi possível perceber a ausência de vias que devem dar acesso aos portos”, alertou. O problema de acesso aos portos se transformou em caos no mês de maio, quando centenas de caminhões enfrentaram vários quilômetros de filas e congestionamento para chegarem aos terminais.

O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, destacou que a partir da próxima semana deverá ser convocada uma reunião como as administradoras ferroviárias. “Precisamos de melhorias na infraestrutura de acesso aos portos, por isso queremos ouvir das operadoras ferroviárias quais são as dificuldades enfrentadas e também as projeções futuras de melhoramento do setor”, disse Fávaro.

Agenda

Na terça-feira (16) a visita foi no Rio de Janeiro. Reuniões com a gerência geral de logística da empresa LLX e com representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foram agendadas. Na quarta (17), visita ao porto de Santos/SP; na quinta (18) a equipe vai acompanhar os trabalhos do porto de Paranaguá/PR, e por fim, na sexta (19), o porto de São Francisco do Sul/SC.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet