Olhar Agro & Negócios

Sábado, 24 de julho de 2021

Notícias / Meio Ambiente

TECNOLOGIA

Google e ICMBio fecham acordo para divulgar atrativos dos parques da Chapada e Pantanal

De Brasília - Vinícius Tavares

17 Jul 2013 - 15:50

Foto: Reprodução

Belezas naturais serão melhor divulgadas através de ferramentas do Google

Belezas naturais serão melhor divulgadas através de ferramentas do Google

Os parques nacionais da Chapada dos Guimarães e do Pantanal estão entre as 30 unidades de conservação do Brasil que serão fotografadas por equipes do gigante Google para divulgação de imagens, trilhas, roteiros e atrativos naturais e culturais dos parques.

O trabalho faz parte de uma parceria entre o ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a maior empresa de busca de conteúdo na Internet. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (17.8), em Brasília.

Leia também:

Criação do Instituto de Pesquisa do Pantanal tem parecer de Valtenir aprovado na Câmara

De acordo com o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, um grupo de trabalho envolvendo técnicos do Google e do Instituto darão início a visitas para coletar as imagens por meio de uma ferramenta similar ao Google Street View.

“A medida não tem caráter fiscalizatório, mas apenas de disponibilizar aos internautas os monumentos naturais, trilhas, cachoeiras, caminhos de demais pontos turísticos e serviços. Não adianta divulgar atrativos se não há condições de uso”, destaca.

Segundo Vizentin, o acordo entre a gigante norte-americana e o governo federal não envolverá pagamento de recursos financeiros, mas apenas apoio técnico, pois muitas imagens serão coletadas em locais de difícil acesso.
“Por isso será necessário a parceria, porque as câmeras serão adaptadas, em alguns casos, em mochilas, bonés, árvores e até em barcos”, explica.

Vizentin afirma que haverá um cuidado especial para evitar a divulgação de imagens de pessoas e placas de veículos, por exemplo. “Será possível acessar estes atrativos de várias formas. Todos os caminhos levarão ao Google. Mas a privacidade será respeitada. É um dos princípios desta parceria”, ressalta.

O programa envolverá ainda o Ministério do Turismo, as secretarias estaduais de turismo. Já existe um acordo de reciprocidade para a divulgação de imagens do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet