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Sábado, 22 de junho de 2024

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Riva busca sensibilizar União sobre ferrovia MT/PA; reunião com ministro já está marcada

Os estados intensificam os trabalhos para viabilizar a construção da ferrovia. Em abril deste ano, comitiva mato-grossense liderada por Riva apresentou o projeto ao governador do Pará Simão Jatene (PSDB) e ao presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda (DEM). Entusiasmados com a proposta, os paraenses cogitam fazer empréstimo de R$ 1 bilhão junto a instituições financeiras para viabilizar o traçado ferroviário.

Foto: Reprodução / Ilustração

Riva busca sensibilizar União sobre ferrovia MT/PA; reunião com ministro já está marcada

Riva busca sensibilizar União sobre ferrovia MT/PA; reunião com ministro já está marcada

Uma delegação formada por deputados estaduais, tendo a frente o emblemático José Riva (PSD), entregarão proposta da criação da ferrovia MT/PA ao Governo Federal durante reunião com o ministro dos Transportes, César Borges. De acordo com a assessoria de imprensa de Riva, o projeto elaborado pela Assembleia Legislativa prevê a ligação ferroviária entre os estados de Mato Grosso e Pará será apresentado ao Ministério dos Transportes em agosto.


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O senador Jayme Campos (DEM) articulou uma reunião dos parlamentares dos dois estados com o ministro após solicitação de Riva. O encontro tem por objetivo detalhar a proposta da ferrovia.

“Para abrir uma nova concessão ferroviária é necessária a inclusão do traçado no Plano Nacional Ferroviário, por isso pedimos ao congressista que intermedeie esse encontro em Brasília para apresentarmos o projeto da Assembleia Legislativa. Trabalhamos há dois anos nesta proposta, é um processo burocrático, mas estamos confiantes, pois trata-se de alternativa para o escoamento da produção de Mato Grosso e Pará, resultando em melhorias na logística do país”, argumentou.

O projeto de ligação ferroviária MT/PA foi elaborado com o traçado partindo de Água Boa até Barcarena, no nordeste paraense. A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá), que está em projeto de implantação. Riva explica que Mato Grosso não pode ficar preso a um projeto ferroviário elaborado pelo Governo Federal, por isso conduziu o projeto ferroviário.

Lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município na ferrovia por meio de um ramal. Segundo Riva, MT tem potencial a ser explorado e com maior investimento em logística, o retorno será imediato.

Em função disso, acredita inclusive que a presidente Dilma Rousseff (PT) vai encampar a idéia da ferrovia MT/PA. “Precisamos de logística para chegar aos portos, e assim o estado terá condições de competir com outros entes da federação que estão em condições privilegiadas, como São Paulo e Paraná. Essa competição tão esperada, só será possível se apostarmos na ferrovia MT/PA”.

Riva visualiza, nu mfuturo próximo, a conexão com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), a partir de Água Boa e com a Ferrovia Norte-Sul, que tem ligação através de Marabá (PA). Relativo à Ferronorte, a competitividade de mais de uma linha ferroviária melhoraria o preço do frete em todo o estado. “Também devemos enfrentar a discussão sobre a hidrovia”, destaca o parlamentar.

Ao todo, mais de 20 municípios de Mato Grosso e Pará serão beneficiados com o traçado ferroviário de 1,6 mil km de trilhos, melhorando a qualidade de vida de mais de dois milhões de pessoas.

Ferrovia MT/PA

Os estados intensificam os trabalhos para viabilizar a construção da ferrovia. Em abril deste ano, comitiva mato-grossense liderada por Riva apresentou o projeto ao governador do Pará Simão Jatene (PSDB) e ao presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda (DEM). Entusiasmados com a proposta, os paraenses cogitam fazer empréstimo de R$ 1 bilhão junto a instituições financeiras para viabilizar o traçado ferroviário.
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