Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

controle

Pesquisador propõe manejo integrado de Helicoverpa em Dia de Campo do algodão

Além do tema "Manejo de pragas no sistema de produção para o produtor de algodão", serão enfocados nas demais estações os seguintes assuntos: "Novas tecnologias nas variedades IMAmt e Programa de Qualidade do Algodão" (com o pesquisador Jean Belot e o consultor Sérgio Dutra), "Importância e potencial de Mato Grosso para o cultivo de oleaginosas" (com o pesquisador Rogério Sá) e "Monitoramento fitossanitário no algodoeiro em Mato Grosso" (a cargo dos pesquisadores Rafael Galbieri e Edson Andrade

Foto: Reprodução / Ilustração

Pesquisador propõe manejo integrado de Helicoverpa em Dia de Campo do algodão

Pesquisador propõe manejo integrado de Helicoverpa em Dia de Campo do algodão

"Bases para o controle correto da Helicoverpa spp. nos algodoais de Mato Grosso" - este é o título da apresentação que o pesquisador Miguel Soria, entomologista do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), fará em uma das estações do Dia de Campo, marcado para o próximo sábado (22), em Sapezal (cerca de 480 km de Cuiabá).

IMAmt obtém registro de cultivares de algodão geneticamente modificadas

Produtores de algodão terão Dia de Campo no próximo dia 22

"O produtor de algodão receberá informações importantes para que o controle da Helicoverpa spp. em algodoeiro seja realizado da maneira correta, evitando-se perdas na produção", antecipa Soria, que tem participado de eventos para a discussão da praga em outros estados brasileiros como a Bahia, onde o ataque de lagartas do gênero Helicoverpa às lavouras de algodão vem provocando enormes prejuízos.

Aspectos relacionados à identificação, status atual de ocorrência em Mato Grosso, monitoramento, nível de controle e métodos de controle da praga serão abordados durante a participação do entomologista no Dia do Campo.

O grande destaque será a apresentação em primeira mão de resultados de pesquisa realizada na safra atual (2012/13), que estão relacionados ao controle químico da praga em algodoais de Mato Grosso e à incidência da praga detectada pelo Sistema de Alerta de Pragas Emergentes (SAP-e), implantado pelo IMAmt em unidades produtoras de algodão nas regiões Centro, Centro-Leste e Sul.

Até que mais estudos definam quais as espécies realmente compõem o complexo Helicoverpa spp. em Mato Grosso, o pesquisador do IMAmt prefere utilizar essa denominação (Helicoverpa spp.) por se referir à ocorrência de mais de uma espécie da praga no ambiente, o que inclui a exótica Helicoverpa armigera, a Helicoverpa zea e Helicoverpa gelotopoeon.

Outras estações

Realizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), pelo IMAmt e pela Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro), o Dia de Campo do Algodão será uma oportunidade para pesquisadores e consultores compartilharem com agricultores e seus colaboradores os resultados de seus trabalhos a campo e nos laboratórios.

Além do tema "Manejo de pragas no sistema de produção para o produtor de algodão", serão enfocados nas demais estações os seguintes assuntos: "Novas tecnologias nas variedades IMAmt e Programa de Qualidade do Algodão" (com o pesquisador Jean Belot e o consultor Sérgio Dutra), "Importância e potencial de Mato Grosso para o cultivo de oleaginosas" (com o pesquisador Rogério Sá) e "Monitoramento fitossanitário no algodoeiro em Mato Grosso" (a cargo dos pesquisadores Rafael Galbieri e Edson Andrade Júnior, e o engenheiro agrônomo Renato Tachinardi).

O Dia de Campo acontecerá na fazenda Carajás, de propriedade do Grupo Scheffer, porém o ponto de encontro para inscrições e formação dos grupos - e para o almoço - será o CTG Chama da Tradição (Avenida Antonio André Maggi, s/nº). O evento tem patrocínio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e da Syngenta, que terá uma estação para lançamento de produtos, e apoio do Grupo Scheffer.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet