Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Nova Petrópolis recebe o primeiro Telecentro Rural

A inauguração aconteceu nesta tarde, no Centro de Formação de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp), com a presença do presidente da Emater/RS, Lino De David, do assessor da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Ilton Freitas, do assessor da presidência da Procergs, Luiz Fernando Fitz, e do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hahn, entre outras autoridades.

A implantação do Telecentro é uma ação de inclusão social, através da inclusão digital, que vai contribuir para o desenvolvimento comunitário, econômico, educacional e social das comunidades rurais. “O acesso à informação, ao conhecimento e à tecnologia é determinante para os jovens permanecerem no meio rural”, disse o presidente da Emater/RS, citando um exemplo de jovens que utilizam o computador e a internet para o desenvolvimento e gestão do próprio negócio, encaminhando a contabilidade da agroindústria, fazendo pedidos de matéria-prima e recebendo encomendas de produtos. “Quando disponibilizarmos o acesso à tecnologia da informação para a maior parte dos agricultores do RS, provocamos uma revolução no meio rural, pois o agricultor do futuro precisa ter acesso a essas ferramentas para usar na sua atividade”, completou.

O representante da Secom lembrou que é missão da secretaria promover a inclusão digital nas escolas públicas, na fronteira e nas áreas rurais. Entre as ações voltadas para a inclusão digital, especialmente da área rural, ele citou o recebimento, amanhã (12/6), de uma doação de 4 mil computadores de um órgão público federal, sendo que boa parte será direcionada para a área rural. ”Queremos criar uma grande rede para atender essa importante e decisiva atividade, que é a rural, promovendo a inclusão digital nos mais distantes rincões”, concluiu.

ESTRUTURA

O Rincão Digital conta com 13 computadores doados pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital para uso gratuito e acesso à internet e um monitor, cedido pela Prefeitura do município, para auxiliar os usuários. Neste espaço também poderão ser desenvolvidos cursos de capacitação e atividades de aprendizado. O projeto tem ainda a parceria da Procergs, que contribuiu com a capacitação dos técnicos em informática da Emater/RS-Ascar e com a montagem da infraestrutura.

O Rincão Digital vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30min, no Cetanp - RS 235, Km 14, Linha Brasil, Nova Petrópolis – e contará com área de internet livre em um raio de aproximadamente 1Km do Centro de Formação. O Telecentro de Nova Petrópolis é o primeiro dos oito que serão instalados nos Centros de Formação da Emater/RS-Ascar em todo o Estado. A inauguração do segundo Rincão Digital, no Centro de Formação de Canguçu, deverá acontecer no mês de julho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet