Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

PR: Perdas na colheita de soja são reduzidas

Regional - Desde que a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), com o apoio das secretarias municipais, passou a organizar o Concurso de Redução de Perdas na Colheita de Soja, a colheita está sendo menos desperdiçada. Na sexta-feira (17), em Francisco Beltrão, o concurso premiará o operador de colheitadeira da região Sudoeste que menos desperdiçou os grãos durante a colheita. Segundo levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) neste ano o vencedor do concurso perdeu apenas 0,74 saca por hectare.

Bem diferente de quando o concurso foi realizado pela primeira vez, em 2011, no qual foram registradas perdas de 2,4 sacas por hectare, o que representou, na época, um prejuízo de cerca de 30 milhões de reais. “Por meio de técnicas aprendidas nos cursos realizados pela SEAB em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) os operadores passaram a perder menos grãos durante a lavoura. Além disso, os produtores rurais aprenderam a como cuidar do solo, realizar a manutenção preventiva da colheitadeira, cultivar a qualidade correta de soja e fazer a adubação adequada. Tudo isso contribuiu para que as perdas na lavoura fossem diminuídas”, destacou o chefe da SEAB, unidade de Francisco Beltrão, Neri Munaro.

O vencedor do concurso levará para casa uma motocicleta Honda CG 125 cc. Os demais prêmios são: duas televisões, notebook, câmera fotográfica digital e sementes de soja. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no Santa Fé Clube de Campo, a partir das 18h30min. De acordo com informações da SEAB, 196 operadores são finalistas do concurso.

Novidade

Nesta edição, a SEAB e instituições parceiras instituíram uma novidade: a de reconhecer as propriedades mais sustentáveis. Conforme Neri Munaro, a escolha das propriedades foi feita levando em consideração aspectos sociais, econômicos e ambientais. Uma propriedade por município foi escolhida. “É uma maneira que encontramos de homenagear aos produtores, torná-los exemplos de gestão”, explicou.

Os produtores receberão como prêmio uma viagem técnica para centros de pesquisa de Curitiba e para o Porto de Paranaguá, nos dias 13 e 14 de junho.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet