Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

Evento do setor de supermercados terá café e produtos de cooperativas

A Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda (Cooparaiso) tem mais de dois mil agricultores familiares associados e vende cafés especiais para Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Há mais de três anos, o produto também é consumido em todo o território francês, vendido em 504 lojas de entidades representativas de cooperativas de produtores franceses.

Os cafés gourmets da Cooparaíso – cuja sede fica no município de São Sebastião do Paraíso (MG) – estarão no espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Apas 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, em São Paulo, de segunda (6) a quinta-feira (9). A participação da cooperativa é uma estratégia para mostrar o produto de qualidade aos supermercados, com objetivo de fazê-lo chegar a um número cada vez maior de consumidores brasileiros.

Todo ano, a cooperativa produz cerca de 150 mil kg de café torrado e moído para os mercados interno e externo: o café Tabuleiro, o café Cooparaíso (500g), café Classic Mogiana (500g) e o café Alto Paraíso. A quantidade anual de produção ultrapassa três milhões de sacas de café, a partir do trabalho de agricultores familiares e médios produtores associados. Os agricultores familiares correspondem a 71% dos associados da Cooparaíso. Em 2012, eles financiaram R$ 53 milhões pelo Pronaf, segundo o superintendente da cooperativa, Paulo Elias.

Expectativa
O superintendente conta que tem grande expectativa com a Apas 2013. A maior feira mundial do setor supermercadista é um espaço para negócios, sem comercialização direta. O evento deve receber 70 mil visitantes, entre empresários do setor e executivos do varejo.

Pelo segundo ano consecutivo a feira terá espaço para empreendimentos da agricultura familiar – nove ao todo, representando mais de dez mil famílias de agricultores de sete estados: Acre, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo.

Produtos e empreendimentos da agricultura familiar que estarão na Apas 2013

- Cooperativa Central de Extrativismo do Estado do Acre (Cooperacre), de Rio Branco (AC): castanha do Brasil.
- Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis (Coagrosol), de Itápolis (SP): sucos de frutas.

- Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda (Coopeg), de Garibaldi (RS): suco de uva Isabel orgânico; suco de uva Bordô orgânico; vinho tinto Bordô orgânico; vinho branco orgânico; espumante Brut orgânico; espumante Demi Sec orgânico.

- Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda (Cooparaiso), de São Sebastião do Paraíso (MG): café tabuleiro; café cooparaíso, café classic mogiana; café alto paraíso.

- Cooperativa dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Cooperagreco), de Santa Rosa de Lima (SC): açúcar mascavo; banana passa; doce de banana; doce de figo; geleia de laranja com pimenta, de morango com pimenta, de morango, de uva, de amora, de tangerina; mel eucalipto, silvestre; melado; beterraba, brócolis chinês, cebola, cenoura, mini milho, pepino picles, poronguinho e vagem em conserva; catchup; molhos de tomate com manjericão; molho de tomate/pimenta/gengibre; molho de tomate/funghi; outros.

- Cooperativa Sul Riograndense de Laticínios Ltda (Cosulati), de Pelotas (RS): leite em pó; manteiga; farinha láctea; leite condensado.

- Cooperativa Sabor Colonial, de Chapecó (SC): leite, conserva; queijo; geleias orgânicas.

- Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado), de Goiânia (GO): barras de cereais de baru; castanha de baru torrada com sal e sem sal; cookies de baru; granola; gergelim; mel; temperos.

- Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curacá (Coopercuc), de Uauá/BA: doces - de banana com maracujá e de umbu; geleia de umbu; compota de umbu; geleia de maracujá nativo; doce cremoso de goiaba orgânico; compota de manga orgânico; doce cremoso de umbu light orgânico; mini kit frutas da Caatinga e mini kit frutas do Brasil
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet