Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

emperrado

Porto de Santos já tem fila de até um dia

Quarta-feira, 3h25. José Carlos Cardoso Vieira, 53, perdeu a paciência. O som da buzina do caminhão ecoa estridente pelo porto, quase como o grito. Montado às pressas, porto 24 horas tem efeito nulo

Uma fila interminável tem afetado a rotina e o ânimo dos caminhoneiros que transportam bens para o maior porto do país.

Vieira esperava para alcançar o terminal de contêineres da Libra, na margem direita do porto de Santos. "É uma fila que não acaba nunca. Ninguém toma providência, ninguém vem aqui para separar os caminhões. Isso aqui é um inferno", desabafa.

No caminhão ao lado, Genilson Diogo de Oliveira, 37, faz as contas de quantas horas já perdeu na fila para descarregar 27,6 toneladas de açúcar. Eram 26, entre o momento em que chegou ao pátio regulador, espécie de bolsão de espera em Cubatão, até a madrugada de quarta.

Sobre o plano do governo de criar o porto 24 horas, Oliveira indaga: "Mas o porto já não trabalha 24 horas?".

De fato, em Santos, os terminais funcionam de dia e de noite e o Órgão Gestor de Mão de Obra, responsável por engajar todos os portuários avulsos (sem vínculo empregatício), faz todos os dias quatro convocações para os terminais. As escalas ocorrem às 7h, 13h, 19h e 1h.

A intenção do governo federal com a criação do porto 24 horas é obrigar todo o aparato burocrático, responsável pelo controle da importação e da exportação brasileira e pelo desembaraço das mercadorias, a também estar presente em todos os horários da operação.

Fim das filas

Para o inspetor-chefe da Alfândega de Santos, Cleiton Alves Simões, o funcionamento da Receita Federal na madrugada não vai representar qualquer alívio para os problemas de congestionamento no porto.

Para ele, as filas que têm se formado ao longo desta safra têm relação com a desorganização logística do agronegócio exportador.

Para tentar reduzi-las, a Codesp determinou na terça-feira passada que todos os terminais deverão informar em tempo real qual é a capacidade diária de recebimento de carga.

A ideia é saber qual é o terminal que está provocando a fila para depois puni-lo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet