Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política

eleições

Rui Prado reverte impugnação e retorna a disputa pela presidência da Famato

Rui Prado reverte impugnação e retorna a disputa pela presidência da Famato
O presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, conseguiu reverter na noite desta quarta-feira (24) a impugnação de sua candidatura a reeleição e volta a disputa pelo cargo máximo da entidade.

Chapa pode estar orquestrando manobra para colocar Prado de volta a disputa pela Famato
Comissão Eleitoral da Famato impugna candidatura de Rui Prado

Por 57 votos a 3, a assembléia geral da entidade entendeu que ele poderia concorrer mesmo tendo assumido a Famato em 2007 após renúncia do deputado federal Homero Pereira (PSD) e se eleito nas eleições seguinte, apesar de a entidade permitir apenas uma reeleição.

A sustentação da defesa de Rui Prado foi feita pelas advogados Valber Melo e Patrick Sharon. Entre os pontos defendidos estava o fato de Rui não ter sido eleito presidente mas sim vice, na primeira eleição que disputou. Dessa forma, a atual candidatura seria a primeira tentativa de reeleição e não a segunda.

Prado havia sido afastado da eleição pela comissão eleitoral, que havia atendido pedido da chapa 2, encabeçada por Antonio Galvan. A comissão eleitoral disciplinadora da eleição da nova diretoria e do Conselho Deliberativo, a ser realizada em 14 de maio, havia decidido pela impugnação por três votos a zero.

A assembléia que votou pelo retorno de Rui Prado a eleição é formada pelos presidentes dos 87 sindicatos rurais associados a Famato. Além dos votantes, houveram 8 abstenções e alguns outros presidentes presentes não puderam votar por fazerem parte das chapas envolvidas na disputa. Da mesma forma, também foi revertida a impugnação da Chapa 2, por 55 votos a 3.


Atualizada às 21h32
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet