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Sábado, 20 de abril de 2024

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mercado interno

Reunião define estratégias para Projeto Talentos do Brasil Moda

Conquistar o público brasileiro e vender mais artesanato no mercado interno. Essas são metas do projeto Talentos do Brasil Moda, que reúne grupos produtivos - de artesanato, roupas e acessórios - e parceiros do projeto nesta quarta (17) e quinta-feira (18), em Brasília, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE nacional).

Marca consolidada no mercado nacional, o Talentos do Brasil se prepara para em 2013 e 2014, vencer desafios de mercado e aprimorar a gestão das cooperativas participantes. Para 2013, o projeto vai contemplar grupos de assistência técnica focados em gestão e participar de estratégia de inserção dos produtos na campanha Brasil Orgânico e Sustentável - que visa o mercado das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

“Esse encontro tem o sentido de levar a uma apropriação social da cooperativa pelos associados e uma definição mais clara sobre sua estratégia para o desenvolvimento de cada uma das cooperativas”, afirmou o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Degrav/MDA), Nilton Pinho de Bem. “Ou a cooperativa é de todos, gerida por todos, ou perde sua funcionalidade”, complementou.

A reunião conta com a presença de todos os responsáveis pelos empreendimentos que participam do Talentos do Brasil Moda. No encontro de dois dias, será feito balanço do projeto e projeção de ações. “Nossa expectativa é que esse ano, a gente avance ainda mais nas vendas, para a manutenção dos grupos lá na ponta, para tornar os grupos sustentáveis”, disse a presidente da Cooperúnica, Ana Glória dos Santos que integra a cooperativa Dois Pontos, da Paraíba.

“Vamos olhar para o futuro, para que o projeto continue levando renda para todas as cooperativas participantes, para continuar a trajetória de sucesso”, adiantou o gerente do SEBRAE-Nacional Enio Queijada.

Está entre as metas do projeto a viabilização da promoção comercial com participação em feiras nacionais – da Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Biobrazil Fair, a Feira do Folclore, Artesanato e Comidas Típicas (Fecoarte/TO), entre outras. A coordenação do projeto no MDA pretende realizar estudo de impacto social do projeto na vida das artesãs.

Perfil do projeto

O Talentos do Brasil foi criado em 2005, em uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceira com a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário - SEBRAE, a cooperação técnica da Agência Alemã de Cooperação Internacional - GIZ, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção - ABIT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.

Atualmente, formado por 15 grupos produtivos, localizados em 12 estados em todas as regiões brasileiras, a iniciativa beneficia dois mil agricultores familiares que integram as cooperativas. O projeto une o artesanato e os saberes tradicionais, vinculados às regiões, com suas características diversas.

O Talentos do Brasil atua em quatro eixos: organização produtiva, gestão, produtos e mercados. Seu foco está na sustentabilidade, com a emancipação produtiva dos grupos produtivos, levando em conta a conservação ambiental e os saberes tradicionais
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