Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Equipe da Fundação MT reuniu-se com pesquisadores da Embrapa em Sinop

Um grupo formado por sete pessoas entre gestores e pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, esteve semana passada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Unidade Agrossilvipastoril – situada em Sinop/MT (distante 500 km de Cuiabá).

O objetivo da visita foi conhecer o Centro de Pesquisa, os trabalhos que estão e serão desenvolvidos na unidade, apresentar pesquisas nas áreas de sistemas de produção conduzidos pela Fundação MT e também conversar sobre possíveis parcerias entre as entidades de pesquisa com foco em sistemas integrados e sustentabilidade.

Além disso, a ida do grupo da Fundação MT foi uma retribuição da visita feita por pesquisadores da Embrapa ocorrida em no início de julho. Na ocasião, eles conheceram a estação experimental da Fazenda Cachoeira em Itiquira/MT, onde é realizado pesquisa em sistemas de produção de grãos e fibras.

“Fomos até à Embrapa Agrossilvipastoril para saber um pouco mais sobre os trabalhos deles e também falar das nossas ações mais específicas em pesquisa aplicada. A Fundação MT está há 19 anos conduzindo experimentos de pesquisa em Mato Grosso. E a Embrapa realiza pesquisas em diversas áreas em todo o Brasil. Ambas entidades tem muitos dados e informações que podem ajudar os projetos futuros para agricultura, pecuária e floresta”, explicou Leandro Zancanaro, pesquisador da Fundação MT.

Para João Flávio Veloso, chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, a reunião entre as duas entidades foi muito importante porque mostra o compromisso que ambas tem com o agronegócio de Mato Grosso. “Para nós foi um prazer receber esta equipe da Fundação MT em nossa sede. Estamos dando um pontapé para a construção de uma parceria que muito ajudará toda a cadeia produtiva do estado e até do país”.

A reunião aconteceu em dias alternados, o primeiro momento no período da tarde e o segundo no período matutino. Após as apresentações das pesquisas, dos projetos e ações futuras da Fundação MT e da Embrapa Agrossilvipastoril, foi efetuado um levantamento de áreas e projetos para estudo da viabilidade de trabalhos em conjunto.

“Cada equipe vai estudar e planejar as possíveis ações em conjunto. Esta reunião mostrou que tanto a Fundação MT como a Embrapa querem e podem se unir pelo bem comum do setor rural de Mato Grosso”, avaliou Zancanaro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet