Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Sementes

Aprosmat aponta falta de cultivares precoces em MT

27 Ago 2012 - 14:20

De Rondonópolis - Giselle Saldanha - Olhar Direto/Pauta Pronta

Foto: Pauta Pronta

vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat), Elton Hamer

vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat), Elton Hamer

Produtores de soja do Mato Grosso estão com dificuldade em encontrar certos tipos de variedades de sementes para o plantio desta próxima safra 2012/2013. A procura pela compra começou há meses e mais de 90% das sementes de soja ofertadas no estado já foram comercializadas.

Esta forte demanda por sementes de alta tecnologia se explica pelas cotações da oleaginosa que registram recordes regionais e a atual seca dos Estados Unidos que derrubou a produção de grãos, principalmente do milho.

O vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat), Elton Hamer, explica que com a quebra da safra de milho nos EUA, os produtores brasileiros vêem a oportunidade de investir mais na cultura. Por isso, a procura por cultivares de soja com ciclo precoce cresce, pois como o tempo de maturação da oleaginosa é mais curto, essa permite o plantio segunda safra, ou como conhecido “milho safrinha”.

“Há uma promessa muito boa para próxima safrinha de milho por conta da situação das lavouras norte-americanas. E para isso, os produtores usam variedades com menor ciclo e essa grande procura que causou a falta”, explicou. Os produtores também se deparam com a escassez de cultivares de outras características e a alta nos preços. “Além de cultivares de ciclo curto, estão em falta variedades resistente a nematóides e alta performance. A pouca oferta reflete também no preço, que naturalmente aumenta”, revelou.

A carência de determinadas cultivares faz com que os produtores optem em substituir as sementes por outras. “Os produtores não deixam de plantar. Eles acabam por fazer a substituição por outros tipos de sementes. Como por exemplo, por uma cultivar de ciclo mais tardio, aí pode ser que talvez ele não consiga fazer a segunda safra (milho). Além disso, ele gasta mais com aplicações de fungicida, porque a variedade de ciclo longo fica mais tempo no campo e demora mais a maturar”, comentou.

Segundo Hamer, a falta de determinadas cultivares no mercado de sementes da região centro-oeste, em especial Mato Grosso ocorre todo ano. Por isso os produtores começam a comprar a oleaginosa para plantio quase um ano antes, no período de dezembro, ainda quando se trabalha a safra anterior. Hamer explica que isso acontece porque é difícil estimar a demanda por sementes por fatores como clima e outras eventualidades. “É complicado por que dependendo do clima nem sempre se consegue produzir o tanto que quer. E como é que se estima também que vai haver uma quebra na safra dos EUA?”, conclui.

Projeção safra de soja 2012/2013 - De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgados este mês, o Brasil poderá produzir mais soja do que os Estados Unidos e superar os norte-americanos na produção da oleaginosa pela primeira vez na temporada 2012/2013.

A projeção para safra de soja do Brasil 2012/2013, com plantio a partir de meados de setembro, foi elevada para 81 milhões de toneladas, ante 78 milhões da estimativa de julho, segundo o USDA.

Na safra 2011/2012, cuja colheita está encerrada, o Brasil poderia ter colhido cerca de 80 milhões de toneladas se o clima tivesse colaborado. No entanto, produziu aproximadamente 65 milhões de toneladas de soja.

O recorde histórico de colheita da oleaginosa no Brasil foi registrado em 2010/11, quando o país produziu pouco mais de 75 milhões de toneladas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet