Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Mato Grosso do Sul recebe Rally da Pecuária

O Rally da Pecuária 2012 chega a Campo Grande neste final de semana. Após avaliar a qualidade das pastagens e entrevistar produtores de Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia, as equipes técnicas interromperam o trabalho por duas semanas e retomam agora a expedição. A viagem de 40 mil quilômetros por nove Estados avaliará a pecuária brasileira em aspectos como qualidade de pastagens, evolução do rebanho de corte, técnicas de manejo utilizadas e índices zootécnicos.

A Equipe 4, coordenada por Maurício Palma Nogueira, visitará propriedades nas regiões de Campo Grande, Corumbá e Dourados, entre domingo, dia 23, e terça-feira, dia 25, seguindo então para o Paraná. Na 2ª feira, à noite, acontece uma palestra sobre mercado para pecuaristas na FAMASUL.

O rebanho brasileiro é estimado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em 213 milhões de cabeças, sendo 185 milhões de gado de corte. O Mato Grosso do Sul ocupa o 4º lugar entre os maiores produtores, com rebanho estimado em 21,1 milhões de cabeças.

Único levantamento in loco das principais regiões de cria, recria, engorda e confinamento do país, o Rally terá cinco equipes técnicas que realizarão encontros e eventos com cerca de 3 mil pecuaristas, colhendo informações para formar uma completa e extensa base de dados, tornando-se assim uma radiografia do setor no país. Nesta edição, o objetivo dos técnicos é dobrar o volume de amostras de pasto colhidas nas propriedades visitadas – em 2011, foram avaliadas 400 amostras.

“Hoje há dificuldade em obter estatísticas sobre pecuária. Estimativas são feitas com pouca pesquisa de campo e os números apresentam-se escassos e até contraditórios. As informações coletadas durante o Rally serão organizadas e divulgadas para que o mercado conheça o grau de degradação de pastagens e seus impactos no rebanho nacional”, explica André Pessôa, diretor da Agroconsult, empresa que organiza a expedição junto com a Bigma Consultoria.

As cinco equipes do Rally da Pecuária percorrerão cerca de 40 mil quilômetros em Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. No roteiro estão programadas visitas a cerca de 120 fazendas, cujas pastagens serão mapeadas e fotografadas, levando em consideração informações como a homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas.

Nos encontros com pecuaristas, técnicos do Rally realizarão entrevistas qualitativas e quantitativas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

Eventos com pecuaristas

As cinco equipes do Rally da Pecuária 2012 realizarão 11 palestras sobre o mercado de pecuária, finalizadas com jantar para pecuaristas convidados, ao longo da expedição com o objetivo de discutir com os pecuaristas as tendências do mercado e a realidade local. Palmas, Araguaína, Xinguara, Água Boa, Cuiabá e Ji-Paraná já receberam os eventos. Os demais acontecerão em Campo Grande, Londrina(PR), Araçatuba (SP), Uberaba (MG) e Goiânia (GO).

São 150 profissionais do agronegócio envolvidos entre a organização e a realização do Rally da Pecuária2012, patrocinado por Dow AgroSciences, MSD Saúde Animal, Vale/ Serrana Nutrição Animal, Fertilizantes Heringer e Grupo Marfrig, com apoio da FIESP, Mitsubishi e INPE. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e Bigma e apresentados em outubro na Fiesp, em São Paulo.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br ou pelo www.facebook.com/rallydapecuariaoficial ou siga o www.twitter.com/rallydapecuaria
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet