Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Notícias | Geral

PESQUISA CLP

Mato Grosso mantém 10ª posição em ranking nacional de competitividade, mas é o último do Centro-Oeste

Foto: Secom-MT

Mato Grosso mantém 10ª posição em ranking nacional de competitividade, mas é o último do Centro-Oeste
Mato Grosso permaneceu em 10º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Apesar dos avanços em áreas como educação, capital humano e sustentabilidade ambiental, o estado segue como o último colocado entre os quatro do Centro-Oeste.


Leia mais
Projeto de lei quer barrar cursos técnicos e EJA irregulares no país

Segundo a diretora-executiva do Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC), Vanessa Gasch, o resultado mostra que, embora haja melhorias, ainda há perda de espaço frente a estados que oferecem melhores condições às empresas. “Precisamos implementar medidas que melhorem o ambiente de negócios e tragam mais competitividade para não ficarmos para trás”, avaliou.

Neste ano, o MMTC lançou o estudo Custo Mato Grosso, que aponta um peso extra de R$ 38,5 bilhões por ano à produção local — o equivalente a 14,3% do PIB estadual. Entre os principais entraves estão infraestrutura logística, carga tributária, dificuldade para empregar capital humano e baixa inserção nas cadeias globais.

No ranking, Mato Grosso se destacou pelo 3º lugar em capital humano (três posições acima de 2024) e pelo salto de oito posições na educação, chegando ao 8º lugar. Também avançou em inovação (19º) e sustentabilidade ambiental (14º). Por outro lado, recuou em pilares como segurança pública (23º), eficiência da máquina pública (12º) e infraestrutura (15º).

No cenário nacional, São Paulo lidera novamente a lista, seguido por Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet