Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 09 de setembro de 2025

Notícias | Geral

Do Manejo ao Mercado

Com foco em diálogo com setor produtivo e desafios das exportações, Cipem na Estrada chega a Aripuanã e região

Foto: Reprodução

Com foco em diálogo com setor produtivo e desafios das exportações, Cipem na Estrada chega a Aripuanã e região
O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) inicia, na próxima semana, mais uma edição do programa Cipem na Estrada – Do Manejo ao Mercado, desta vez em Aripuanã e região. Entre os dias 10 e 13 de setembro, o presidente do Cipem, Ednei Blasius, visitará indústrias do setor de base florestal, participará da inauguração da nova sede do Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam-MT) e marcará presença na Exponã, tradicional Festa de Peão de Boiadeiro do município.


Leia também
Secretário destaca potencial de MT e papel de líder na maior feira de comércio exterior do Centro-Oeste


Esta será a terceira edição da iniciativa, que tem como objetivo estreitar o relacionamento da entidade com as indústrias de madeira e coprodutos, ouvindo de perto as demandas e propondo soluções conjuntas para o fortalecimento do setor.

De acordo com o presidente do Cipem, dois pontos vêm preocupando diretamente as indústrias: a infraestrutura logística na região noroeste de Mato Grosso e a recente taxação dos produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos.

"Em nossa última expedição nos deparamos com uma situação inaceitável com relação às estradas na região noroeste do estado. A MT-174, que foi estadualizada com a promessa de conclusão da pavimentação e de manutenção adequada, apresentava trechos praticamente intrafegáveis. O Cipem agiu de forma sistemática e cobrou providências dos órgãos responsáveis", relembra Ednei.

Já em relação à suspensão de grande parte das exportações para os Estados Unidos, em razão do aumento da tarifa, o dirigente reforça que a visita busca compreender de perto os impactos. "Municípios como Aripuanã têm grande parte de sua economia dependente do setor madeireiro e das exportações. A suspensão poderá levar à paralisação do parque industrial, demissões e até fechamento de empresas. Precisamos estar juntos com os empresários, ouvir as demandas e levar isso ao governo federal e estadual em busca de ações que mitiguem os efeitos e revertam a tarifa", afirma.

Antes de chegar a Aripuanã, o Cipem na Estrada já passou por Matupá, Juína, Cotriguaçu, Juruena e Brasnorte, consolidando-se como uma ação estratégica para aproximar a entidade das realidades locais e fortalecer o diálogo com os empresários do setor florestal.

Cipem - O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) é a entidade representativa do setor de base florestal no estado. Reúne oito sindicatos que congregam indústrias de transformação de madeira nativa, laminados, compensados e seus coprodutos, responsáveis por gerar emprego, renda e desenvolvimento em diversas regiões de Mato Grosso. O Cipem atua na defesa dos interesses do setor, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade florestal, o uso racional dos recursos naturais e a abertura de novos mercados para a madeira legal, além de manter diálogo constante com governos, instituições de pesquisa e sociedade civil para fortalecer a economia florestal mato-grossense.

Programação

• 10/09 - Visita a indústrias no Distrito de Conselvan;

• 11/09 – 15h - Reunião conjunta extraordinária CIPEM e SINDILAM;
               19h - Cerimônia de Inauguração da sede do SINDILAM;

• 12/09 e 13/09 - Visitas às indústrias e participação na Exponã
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet