Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 20 de junho de 2025

Notícias | Agronegócio

fim das restrições

Fávaro: Brasil deve declarar fim da gripe aviária em um mês e países começam a retomar importações

24 Mai 2025 - 16:19

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Luís Vinicius

Foto: Caroline De Vita

Fávaro: Brasil deve declarar fim da gripe aviária em um mês e países começam a retomar importações
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afimrou neste sábado (24) que o Brasil poderá se autodeclarar livre da gripe aviária em aproximadamente 28 dias, desde que não sejam registrados novos casos no país. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa no lançamento do Programa Solo Vivo, em Campo Verde (135 km de Cuiabá), que contou com a participação do presidente Lula (PT). 


Leia também
Mendes relembra vaias de Sorriso e diz que seu governo tem “tirado” recursos do agro para financiar agricultura familiar em MT: “isso é fazer justiça”


O vazio sanitário de 28 dias começou na quinta-feira (22) na granja de Montenegro (RS), onde foi detectado o primeiro foco em granja comercial do país. Se nenhum novo caso for identificado nesse período, o status sanitário poderá ser restabelecido, disse o ministro. 

Durante o vazio sanitário, a granja deve permanecer sem a presença de aves ou atividades avícolas. O protocolo prevê dois períodos de incubação de 14 dias. A medida está prevista no Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e segue protocolos internacionais.

"Ao fechar 28 dias, se não tiver nenhum outro caso, o Brasil pode de novo se autodeclarar livre da gripe aviária", afirmou Fávaro.

“A maior prova de que o foco está concentrado e foi concentrado na granja do Rio Grande do Sul, é que em nenhum outro lugar, além de todos os casos que já estão dando negativo, em nenhum outro lugar está aparecendo animal morrendo. Então, a nossa expectativa, com muita transparência, com muita ciência, é que ao fechar 28 dias, se não tiver nenhum outro caso o Brasil pode de novo se autodeclarar livre da gripe aviária”, disse.

O ministro destacou a eficiência da resposta brasileira em comparação com outros países, citando o baixo número de abates de animais no Brasil, que somam 17 mil até o momento. “Há 10 dias atrás os Estados Unidos teve um foco, foram abatidos 700 mil animais. Três dias depois teve outro foco de outra região, 1 milhão 950 mil animais abatidos. O Brasil foi 17 mil”, comparou.

Fávaro ressaltou que “o Brasil já é reconhecido mundialmente como um lugar seguro e que tem boa qualidade sanitária”. Ele finalizou a coletiva sobre o assunto afirmando que alguns países, como Rússia e Coreia do Sul, já começaram a retirar a restrição total para importação da carne de frango do Brasil, mantendo o embargo apenas para o Rio Grande do Sul.

“21 países fecharam o mercado para o Brasil todo, de 160 países que o Brasil vende. Então a expectativa é que com 28 dias a gente possa então declarar o Brasil livre da gripe aviária novamente e restabelecer a normalidade no fluxo comercial”.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet