Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 21 de março de 2025

Notícias | Geral

MOVIMENTO NA ECONOMIA

Mauro Mendes aponta perspectiva de boa safra em Mato Grosso e investimentos na infraestrutura

16 Fev 2025 - 16:25

Da Redação - Amanda Divina/ Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Rogério Florentino

Mauro Mendes aponta perspectiva de boa safra em Mato Grosso e investimentos na infraestrutura
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou nesta semana, em Brasília, a expectativa de uma safra recorde para o estado e os impactos positivos que o bom desempenho do agronegócio deve gerar na economia mato-grossense.


Leia também
Puxada pela soja, produção de grãos em MT deve aumentar 4,4% na safra 2024/2025, estima Conab


Segundo ele, o aumento da produção de grãos e da arrecadação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB) deve retroalimentar investimentos em infraestrutura, garantindo a competitividade do estado nos próximos anos.

"Estamos com a expectativa de uma boa safra. O que pode movimentar a economia mato-grossense, pode melhorar a arrecadação do FETHAB e retroalimentar novos investimentos. O governo apostou nisso lá atrás, fizemos uma aposta com a terra. O Estado continua crescendo as suas fronteiras agrícolas graças ao crescimento da infraestrutura. Se acontecer um aumento de safra, um aumento da arrecadação, nós vamos aumentar os investimentos em infraestrutura. Isso é fundamental, inclusive, para garantir a nossa competitividade nos próximos anos", afirmou o governador.

Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no estado deve crescer 4,4% e atingir 97,3 milhões de toneladas. O 3º prognóstico do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também aponta para números similares, consolidando Mato Grosso como o maior produtor nacional de grãos, com participação de 31,4% no total do país.

O bom desempenho é impulsionado pelo clima favorável durante o desenvolvimento das culturas de primeira safra, especialmente a soja, carro-chefe da produção mato-grossense. A Conab estima que a produção da oleaginosa no estado seja 17,3% maior do que na safra 2023/2024, com 46,1 milhões de toneladas. Após um ano de quebra na safra, o atual ciclo tende a recuperar a produtividade média das lavouras, estimada em 14% maior. O sojicultor deve colher 3.625 quilos de soja por hectare, contra 3.179 quilos por hectare na safra passada.

O crescimento da produção agrícola deve refletir diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso. De acordo com levantamento do Banco do Brasil, o estado deve crescer até 4,1% em 2025, com o setor agropecuário liderando o avanço. O carro-chefe de Mato Grosso, que já é o maior produtor de grãos do país, deve ter uma participação ainda maior no valor total do PIB, com crescimento estimado em 7,7%.

O segundo prognóstico do LSPA do IBGE para 2025 aponta para uma safra nacional de 311 milhões de toneladas, com Mato Grosso respondendo por uma expansão de pelo menos 12% da produção. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet