Mato Grosso bateu o próprio recorde e já exportou mais de 628 mil toneladas de carne vermelha entre os meses de janeiro e outubro deste ano, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A China é apontada como maior importadora de proteína animal no estado.
Leia também:
Eleição de Trump e valorização do dólar: veja como o agronegócio de Mato Grosso pode ser afetado
De acordo com dados divulgados, somente no mês de outubro foram enviadas ao exterior 79,83 mil toneladas de carne. Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, já foram exportadas 628,84 mil toneladas.
O maior registro de exportação foi registrado em 2022, com 605,35 mil toneladas de carne. A China continua sendo a principal importadora da carne mato-grossense, representando 42,20%. Em seguida, estão os Emirados Árabes e o Egito, com 9,9% e 5,02% respectivamente.
Além disso, esse cenário de maior demanda pela proteína mato-grossense tem superado a alta oferta de animais no estado, sendo um fator positivo para os preços do boi gordo no estado.
Em contrapartida, foi apresentado o menor preço médio da tonelada, que ficou em US$ 3.468,20 toneladas na parcial de 2024. Isso pode ocasionar uma redução no valor da receita em comparação a 2022.