Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Notícias | Geral

GIGANTE DA PRESERVAÇÃO

Em Londres, governador defende punições mais duras a crimes ambientais: "mancham a imagem ambiental do Brasil"

Foto: JANA PESSOA

Em Londres, governador defende punições mais duras a crimes ambientais:
O governador Mauro Mendes foi um dos palestrantes do LIDE Brazil Conference, em Londres, nesta terça-feira (29) e reforçou a expectativa de crescimento na produção de Mato Grosso nos próximos 10 anos em conjunto com a sustentabilidade. Defendeu ainda punições mais severas para aqueles que cometem crimes ambientais.


Leia também:
Lei que corta incentivos fiscais para empresas adeptas à Moratória da Soja coloca em risco competitividade internacional, diz Abiove

"Temos que criar soluções rápidas para combater definitivamente as ilegalidades ambientais e tenho defendido leis mais duras contra aqueles que insistem nesses crimes, pois isso prejudica o nosso comércio internacional, que exige cada vez mais a sustentabilidade, e mancham a imagem ambiental do Brasil no exterior", relatou Mauro Mendes, durante o painel sobre agricultura e meio ambiente.

Conforme o governador, Mato Grosso e o Brasil têm dado exemplo em preservação, mas é preciso que os países ricos também façam sua parte para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

"Já estamos indo para a 29ª Conferência do Clima, a COP, mas ao longo de tantos anos os grandes países do planeta não fizeram a sua parte. Basta olhar os números de 2023: o consumo de carvão bateu recorde, em especial nos países ricos. Já Mato Grosso é um gigante em preservação. Nós temos 60% do nosso território totalmente preservado e somos o maior produtor em uma extensão de mais de 903 mil km²", destacou.

"Se fôssemos um país, seríamos, sozinho, o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. Chegamos a superar mais de 100 milhões de toneladas na safra 22/23. Temos expectativa de continuar crescendo e nos próximos 10 anos podemos dobrar essa produção sem derrubar uma única floresta ou qualquer palmo de terra que não esteja dentro daquilo que permite a lei brasileira", completou o governador.

Além dos números recordes de produção de milho, etanol de milho, soja, algodão e carne bovina, ele apontou que o Estado tem potencial nas áreas da indústria de proteínas, mineração e infraestrutura, e que esse potencial cresceu ainda mais com os investimentos feitos pelo Governo nos últimos 5 anos.

"Estamos investindo todos os anos em torno de 20% daquilo que nós arrecadamos. E agora estamos levando à bolsa de valores um pacote de concessões rodoviárias de mais de 2 mil quilômetros, para manter o crescimento da nossa infraestrutura e dos investimentos necessários para fazer frente a esse importante setor que é o agronegócio", pontuou.

Também participaram do painel: o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o senador maranhense Weverton Rocha; a ex-ministra da Saúde e co-presidente do International Resource Panel da ONU, Izabella Teixeira; o ex-ministro da Agricultura e embaixador da FAO para o cooperativismo, Roberto Rodrigues; e a diretora global de Relações Corporativas da Suzano, Mariana Lisbôa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet