O governador Mauro Mendes (União) ressaltou que o estado é considerado um exemplo de produtividade e sustentabilidade. Atualmente, Mato Grosso possui 62% do território preservado. Mato Grosso é líder na produção em seis setores do agronegócio brasileiro e tem uma projeção de aumento de produtividade nos próximos 10 anos.
Leia também:
Mato Grosso é responsável por 16% do trade mundial de grãos e segurança alimentar é debatida
O estado é o maior produtor de algodão, milho, soja, gergelim, carne bovina e etanol de milho. Apenas neste ano, Mato Grosso abateu mais de 666 cabeças de gado. Mauro Mendes afirmou que é uma honra para o estado liderar os principais setores do agronegócio e estar dentro de um dos códigos florestais mais rígidos mundialmente.
"Temos a honra de liderar esse importante setor da economia brasileira, tão importante no planeta, porque produzir alimentos é algo fundamental. Hoje nós temos aqui praticamente 60% do nosso território totalmente preservado, como era há séculos e séculos atrás. O estado de Mato Grosso é um exemplo no mundo em termos de produção, de produtividade e de sustentabilidade. Pode até existir exemplos iguais, mas melhor do que tem Mato Grosso, jamais.", afirmou o governador.
Negociações
Além de liderar a produção do país na produção de soja e milho, Mato Grosso também é responsável pela negociação de pelo menos 16% dos grãos a nível mundial.
Diante da alta produção, a melhoria da logística para garantir a segurança alimentar da população é um dos critérios mais debatidos entre os governos e empresários.
A projeção é de que o setor do agronegócio em Mato Grosso aumente a produção nos próximos 10 anos. O algodão deve aumentar 52%, o milho 79%, a soja 46%, bovinos 40%, aves 80% e suínos em 39%.