Dos 300 colaboradores da Oeste Solar, 63% são qualificados e grande parte da equipe é treinada internamente. Tal medida fez com que a empresa conquistasse a Certificação AAA pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Este nível de certificação é o mais alto concedido pela associação, destacando a excelência em instalação e manutenção pela OSE e em operações pela Solar Oeste.
Leia também:
Indígenas rompem com grupo de trabalho do governo federal sobre Ferrogrão
Já a Enersim possui certificação ESG e LGPD. Questionado sobre a contratação de profissionais já qualificados ou a realização de treinamento interno, diretor do Grupo Oeste Solar e Enersim Tiago Vianna explica que “a qualificação é anual ou de acordo com as legislações vigentes para as funções e a necessidade de refazer a capacitação”.
Recentemente, a empresa completou com sucesso mais um Curso de Capacitação de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos com Seguidor Solar Monoeixo e Sistema Fixo de Solo, incluindo a renovação das normas regulamentadoras NR-10, NR-18 e NR-35. O curso foi realizado em março deste ano, totalizando 20 horas de treinamento intensivo. Tiago Vianna destaca que a capacitação oferece múltiplos benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a empresa.
“Proporciona maior competência e rendimento em menor prazo, aumenta as chances de promoção, aumento salarial e oportunidade de assumir funções de maior responsabilidade. Para a empresa, aumenta a produtividade e a qualidade dos serviços entregues”, frisa o diretor.
Vianna ressalta que o processo de seleção para os cursos de capacitação é rigoroso e leva em consideração as qualificações necessárias para cada função específica. A seleção é realizada na contratação de acordo com a função contratada e as exigências das qualificações necessárias para o desempenho das atividades.
Desde o início do programa de capacitação, mais de 300 colaboradores foram qualificados. Os participantes aprendem sobre eletricidade básica, interpretação de projetos elétricos e fotovoltaicos, grandezas elétricas, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, leis de Ohm, e o uso de instrumentos de medida como voltímetro, amperímetro, wattímetro e ohmímetro, entre outros parâmetros. Vianna destaca que, em 2020, o Brasil ocupou a nona posição no ranking de países que mais instalaram painéis fotovoltaicos, segundo o International Energy Agency Photovoltaic Power Systems Programme (IEA PVPS).
Esta realidade latente está criando uma demanda por profissionais qualificados. Tanto é que a busca por executivos especializados em energias renováveis cresceu 35% em 2020 em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisas do setor.
“A certificação é um reconhecimento significativo do esforço contínuo da empresa em capacitar seus profissionais e garantir a entrega de serviços de alta qualidade. Com 63% da equipe treinada e certificada, a empresa fortalece sua posição no mercado de energia solar, assegurando eficiência e segurança em todas as suas operações”, pontua Vianna.