Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Notícias | Geral

dia da floresta

Mato Grosso promove evento sobre gestão florestal em Alta Floresta

Mato Grosso promove evento sobre gestão florestal em Alta Floresta
Uso sustentável da madeira nativa proveniente de manejo florestal é um dos assuntos destacados durante a 5ª edição do Dia na Floresta. O evento promovido nos dias 20 e 21 de junho pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) com apoio do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) será realizado no município de Alta Floresta.

 
Leia mais
Mendes defende anistia a condenados pelo 8 de Janeiro: 'Lula tinha que ser o primeiro a levantar essa bandeira'


O evento tem objetivo de apresentar na prática e in loco como funciona o sistema produtivo das indústrias madeireiras de Mato Grosso. Durante o evento os participantes visitarão áreas de manejo florestal para conhecer essa técnica de conservação da vegetação nativa.
 
Também será demonstrado o processo de colheita e transporte de árvores adultas, previamente selecionadas em consonância com a legislação ambiental. Por fim, serão detalhados os mecanismos de industrialização da madeira serrada e apresentados seus subprodutos, como deck, forro e lambril.
 
Empresários de Mato Grosso e Rondônia, além de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do governo de Mato Grosso, participarão do evento.
 
Atualmente as áreas de manejo florestal em propriedades privadas de Mato Grosso abrangem 5,2 milhões de hectares. Há potencial para expandir para 6 milhões (ha) manejados, contribuindo para a redução de emissões de gases poluentes e mitigação das mudanças climáticas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet