Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 20 de junho de 2024

Notícias | Agronegócio

EVENTO

Quinta edição do Ciclos leva pequenos negócios rumo ao protagonismo na nova economia

Foto: Reprodução

Quinta edição do Ciclos leva pequenos negócios rumo ao protagonismo na nova economia
A contagem regressiva para a 5ª edição do CICLOS 2024 (Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios) já começou. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, e vai focar em temas da nova economia e em eixos transversais como o engajamento das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), com objetivo de impulsionar os pequenos negócios a se tornarem protagonistas nesse cenário econômico global. As inscrições para quem deseja participar podem ser feitas AQUI gratuitamente.


Leia mais
Novas espécies de abacaxi desenvolvidas pela Unemat não possui espinhos e é resiste a pragas


Organizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), polo de referência nacional no Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), o evento adota como lema “Protagonistas da Nova Economia” para enfatizar a importância dos pequenos negócios, por meio de conhecimento e orientação.

De acordo com pesquisa recente da instituição, apesar de 20% dos empresários afirmar nunca ouviu falar de sustentabilidade, 46% disse que realiza gestão correta dos resíduos que produzem, o que demonstra a necessidade de discussões como a proposta no CICLOS.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressalta que o evento vai além de englobar temas como a economia circular, regenerativa, de baixo carbono e bioeconomia, pois envolve os negócios de pequeno porte em debates da economia global, proporcionando a inclusão e desenvolvimento.

“O CICLOS aborda questões relacionadas à sustentabilidade empresarial, e também destaca a urgência da crise climática e como os pequenos negócios podem contribuir para transformar os territórios. É crucial considerar essa perspectiva, pois vai além de simplesmente adotar uma agenda ESG, abordando os aspectos ambientais, sociais e de governança. Devemos refletir sobre como as mudanças climáticas e a transição para uma economia de baixo carbono podem afetar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, seja proporcionando oportunidades ou impondo limitações”, destaca o diretor.

A programação conta uma variedade de atividades, incluindo painéis e palestras silenciosas (transmitidas simultaneamente via áudio).

No primeiro dia, o destaque é a palestra magna para o público em geral, apresentada por Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura. Já no segundo dia, os participantes poderão desfrutar de uma palestra internacional com Manuel Manga, diretor e fundador do Centro de Liderança Evolucionária (Center for Evolutionary Leadership).

Além disso, estão confirmadas as presenças dos palestrantes: Karine Oliveira (CEO da Wakanda Educação) de Salvador, fará uma palestra no primeiro dia e Garcielli Pizzatto (Embaixadora e Conselheira do Capitalismo Consciente em MT) e Dal Marcondes (Diretor Executivo do Instituto Envolverde), participarão do segundo dia.

“Este é o maior evento de sustentabilidade do Sistema Sebrae e ele foi internacionalizado, justamente, para poder trazer material e conteúdo de ponta. É um encontro que oportuniza aos pequenos negócios ter acesso e dialogar sobre sustentabilidade, buscar informações mais

aprofundadas, novos modelos de negócios, novas ações e inovações que os empresários possam replicar dentro seu dia a dia”, reforça o analista técnico do Sebrae/MT que coordena o CICLOS 2024, Nager Amui.

Serviço

O quê: Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios – CICLOS 2024

Quando: 24 e 25 de maio

Onde: Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá-MT

Inscrição: https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/ciclos

Informações: www.sustentabilidade.sebrae.com.br/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet