Mesmo com os produtores tendo dificuldade nas lavouras, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimou que o estado deve produzir mais de 43 milhões de toneladas de soja na safra 24/25.
Leia também:
Após El Niño, lavouras de soja de MT podem ser prejudicadas com efeitos do La Niña , diz meteorologista
Na safra 23/24, a falta de chuvas nas lavouras prejudicou o crescimento das plantas e derrubou a produção do estado para 39,05 milhões. Esta foi a menor produção do grão nos últimos dois anos.
Em contrapartida, para a nova safra, o Imea estimou a produção de 43,68 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de 11,85% em comparação à safra anterior.
O grão deverá ser plantado em 12,56 milhões de hectares. Apesar do aumento na produção, os produtores ainda contam com o custo de produção elevado e condições climáticas adversas.
A meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, afirmou durante o XXIV Encontro Técnico de Soja, que ocorreu em Cuiabá, que os efeitos do fenômeno La Niña podem prejudicar as lavouras na safra de soja 24/25.
O comportamento do fenômeno promove mais seca no sul e chuvas com mais qualidade e melhor distribuição no Centro-Oeste. Devido às invernadas, existe a possibilidade do aumento de doenças nas lavouras.