Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Notícias | Geral

impacto ambiental

Falta de chuvas atrapalha crescimento de lavoura e derruba produção de soja em MT

Foto: Rodolfo Perdigão

Falta de chuvas atrapalha crescimento de lavoura e derruba produção de soja em MT
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que Mato Grosso deve produzir 39,05 milhões de toneladas da soja na safra de 2023/24. Esta é a menor produção do grão nos últimos dois anos.


Leia também:
Capacidade das indústrias e abertura de novas processadoras auxiliam alta no esmagamento da soja

Na safra anterior, a produção do cereal foi calculada em 42 milhões de toneladas. Já na safra de 2021/22 foram produzidos em média 40,3 milhões de toneladas.

De acordo com o instituto, a queda de 13,83% se deve à falta de chuva no período de desenvolvimento das lavouras. Houve o encurtamento do estádio da oleaginosa e prejudicou o potencial reprodutivo das plantas.

"Além disso, foi observado uma redução na produtividade ainda maior nas áreas que têm como sucessão o algodão, visto a antecipação do plantio da oleaginosa devido à preocupação dos produtores com a janela ideal da 2ª safra", diz o relatório.

A produtividades da soja no estado deve ser de 52,16 sacas por hectare. A área semeada da soja para esta safra ficou firmada em 12,48 milhões de hectares.

Esmagamento de soja

O aumento na capacidade das indústrias e abertura de novas processadoras propiciou aumento no esmagamento de soja no primeiro trimestre deste ano em Mato Grosso. Ao todo, foram esmagados 3,13 milhões de toneladas.

Conforme o relatório, além da abertura de novas processadoras, a demanda por subprodutos do grão está impulsionando o ritmo das indústias.

O farelo da soja é um dos subprodutos mais exportados e o óleo tem sido bastante consumido de forma interna em Mato Grosso. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet