Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Geral

colheita dentro do cronograma

Expansão na produção de biocombustível aumenta investimento na safra da cana-de-açúcar

Foto: Wenderson Araujo

Expansão na produção de biocombustível aumenta investimento na safra da cana-de-açúcar
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a expansão da produção de biocombustível está aumentando o investimento na atual safra da cana-de-açúcar em Mato Grosso. O atraso das chuvas no último trimestre do ano passado propriciou uma colheita da lavoura dentro do cronograma.


Leia também:
"Temos que nos adaptar", diz Mauro Mendes sobre queda prevista de R$ 53 bilhões na produção do agro

Conforme o relatório, as usinas flex estão aumentando os investimentos na safra para renovar o parque industrial para expansao da produção de biocombustível. Além disso, existe a predominância da matéria-prima no mix de produção do setor ser alcooleiro.

Apesar do maior investimento, a dificuldade para obter a cana-de-açúcar para a cogeração de energia ainda é um problema encontrado. O bagado da moagem da cana-de-açúcar é usado para a queima das fornalhas,  bem como cavacos de madeira que é comprado de fornecedores próximos.

Chuvas

Ainda conforme o levantamento da Conab, o regime de chuva foi bem favorável ao
desenvolvimento dos canaviais, o que refletiu de forma positiva na produção da safra 2023/2024.

"Portanto, o grande volume pluviométrico daquele ano, com chuvas pontuais se estendendo por mais semanas do ciclo sazonal, resultou em plantas com mais umidade nos colmos, assim, originando um produto mais pesado nos primeiros meses da safra em comparação ao mesmo período da safra anterior.", diz trecho do relatório.

Entretanto, algumas regiões do estado apresentaram excedente de chuva. Essa condição somada aos canaviais  instalados em solos mais arenosos e altas temperaturas em 2023,  causaram a isoporização do colmo, de modo a reduzir o peso de alguns lotes pontuais.

"A colheita se manteve dentro do cronograma regular da atividade, beneficiando-se também do atraso das precipitações, que atingiu o estado no último trimestre de 2023", aponta o levantamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet