A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça (2) a homologação do reajuste anual das tarifas de energia em Mato Grosso. A tarifa terá uma redução média de 4,40%, entrando em vigor na próxima segunda-feira (8).
Leia também
Mato Grosso é estado com maior taxa de acidentes com choque elétrico no Brasil; confira dados
Segundo a Aneel, o cálculo do reajuste segue as normas estabelecidas nos contratos de concessão. A maior contribuição para a redução veio da Energisa Mato Grosso, com -2,69%, seguida dos componentes financeiros do ano, com -2,13%.
Para os consumidores do Grupo A, que incluem média e alta tensão, a redução média será de -5,61%, enquanto para os conectados na Baixa Tensão, como residências e comércios, o efeito será de -3,90%. A Energisa Mato Grosso atende cerca de 1,65 milhões de clientes atualmente.
O diretor-presidente da companhia, Gabriel Alves Pereira Júnior, destacou que o preço da tarifa reflete um trabalho austero e planejado, buscando equilíbrio entre clientes e investidores. Ele ressaltou que a Energisa é um dos maiores grupos do setor elétrico do país e está investindo R$ 1,2 bilhão no estado em 2024. Desse total, aproximadamente R$ 400 milhões serão destinados à ampliação de redes e construção de sete novas subestações, além do aumento da capacidade de distribuição em outras 24.