Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

POR 90 DIAS

Rondonópolis declara situação de emergência em consequência de estiagem

Foto: Reprodução

Rondonópolis declara situação de emergência em consequência de estiagem
A Prefeitura de Rondonópolis anunciou a declaração de situação de emergência por 90 dias, em resposta aos efeitos devastadores da estiagem na região nos últimos meses. O Decreto nº 11.917, publicado no Diário Oficial do Município em 29 de janeiro de 2024, atendeu a uma solicitação urgente da classe agropecuária, representada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis.

Leia também
Mato Grosso é o estado que mais teve aumento no número de empresas abertas


O presidente do Sindicato, Lucindo Zamboni Júnior, destacou a importância dessa medida para minimizar os impactos climáticos na produção agrícola local. Ele enfatizou a gratidão pela sensibilidade da gestão municipal e ressaltou que o decreto permitirá que os produtores afetados busquem renegociar suas dívidas junto às instituições financeiras e acessem os recursos disponibilizados pelo Governo Federal.

Para esclarecer dúvidas e orientar os produtores sobre os reflexos do decreto, Zamboni incentivou que procurassem atendimento no escritório do Sindicato Rural no Parque de Exposições.

Com o reconhecimento da situação de emergência, o município está habilitado a solicitar recursos federais e estaduais para ações de defesa civil, incluindo assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

O texto do decreto enfatiza os graves impactos da estiagem na renda das famílias, especialmente aquelas da zona rural, devido aos prejuízos significativos na agricultura familiar e na pecuária. Esses impactos se estendem ao comércio local e a outros setores da sociedade, destacando a necessidade urgente de apoio e assistência para enfrentar essa crise.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet