Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Agricultura e Pecuária

Fávaro encerra missão na Ásia com fortalecimento de parcerias para o Brasil

Foto: Reprodução

Fávaro encerra missão na Ásia com fortalecimento de parcerias para o Brasil
A reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, na manhã desta quinta-feira (3), em Dubai, encerrou os compromissos da missão oficial do Mapa na Ásia.

Leia também 
Pacaembu Construtora anuncia seu primeiro bairro planejado em Cuiabá; conheça


A delegação retorna ao Brasil depois de passar por Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A viagem teve início no dia 23 de julho para promover o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo.

A iniciativa do Mapa busca investimentos internacionais para a recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade para aumento da produção agropecuária com sequestro de carbono e manutenção de 66% do território preservado do Brasil.

Na última etapa, nos Emirados Árabes, foram realizadas reuniões com cinco fundos soberanos de investimentos, três ministros e uma agência de pesquisa e desenvolvimento. Em Abu Dhabi, a delegação esteve com o Fundo para o Desenvolvimento de Abu Dhabi (ADFD), Al Dhara Holding, ADQ, International Holding Company e o grupo Agthia. 

Já em Dubai, o ministro Carlos Fávaro se reuniu com os ministros de Comércio Internacional, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi; de Cooperação Internacional, Reem Ebrahim Al Hashimy, e com o subsecretário do Ministério de  Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, Mohammed Al Nuaimi. Também foi realizada uma mesa redonda no Centro Internacional de Agricultura Biosalina (ICBA), que formará uma parceria com o Mapa e a Embrapa para cooperação na área de tecnologia e inovação agrícola.

Um grupo governamental de trabalho para estruturação da parceria entre Brasil e Arábia Saudita na intensificação da produção de alimentos com segurança alimentar e climática foi criado durante a missão do Mapa no país. Naquele país, Fávaro se reuniu com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman Abdulmohsen A. Al Fadley, que abriu o mercado saudita para a importação de carnes de caprinos brasileiros. 

No encontro também foram realizadas as tratativas para a regionalização do protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Para investimento no programa de recuperação de pastagens do Brasil, a equipe do Mapa se reuniu com representantes da Sabic Agri-Nutrients e da Companhia Saudita de Investimento em Agricultura e Pecuária (Salic).

Já no Japão, a missão tratou, de forma especial, da regionalização do protocolo da IAAP. No país, Fávaro se reuniu com os ministros da Agricultura, Florestas e Pesca, Tetsuro Nomura, e da Saúde, Trabalho e Bem Estar, Katsunobo Kato. Após os encontros, o Japão concordou com a solicitação brasileira para que a regionalização da suspensão de importação de produtos de frango seja realizada por municípios.

Durante a etapa japonesa também foi renovada a parceria do Brasil com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) junto à Embrapa e ao BNDES para o programa de recuperação de pastagens. No país, também ocorreram reuniões com grandes empresas como a Toyota, Sumitomo e Mitsui para parcerias na área de sustentabilidade, além do seminário de oportunidades e parcerias para a indústria de proteína animal.

O início da missão foi em Seul, capital da Coreia do Sul onde o ministro Carlos Fávaro apresentou as oportunidades de cooperação junto aos ministérios da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais e o de Segurança dos Alimentos e Medicamentos, além de buscar investimentos em reuniões com o Korea Eximbank.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet