O anuário da cerveja 2022 disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apontou que Mato Grosso possui uma cervejaria a cada 155.097 habitantes. Com isso, o estado ocupa o oitavo lugar no ranking nacional.
Leia também
Mato Grosso tem etanol mais barato do país
No ano anterior, Mato Grosso possuía uma cervejaria a cada 198.180 habitantes. De acordo com os dados divulgados nesta semana, o ranking contempla 27 estados, sendo que Mato Grosso ficou atrás de Santa Catarina, que ocupa a primeira posição, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
O levantamento apontou ainda que o país possui uma cervejaria registrada a cada 123.376 habitantes, tendo assim um aumento de 10,4% na densidade cervejeira do país, que em 2021 era de 137.713 habitantes para cada estabelecimento.
Além da oferta de bebidas, o setor cervejeiro tem um relevante papel na economia nacional e geração de empregos. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que o setor de fabricação de bebidas emprega mais de 120 mil pessoas de forma direta e as bebidas alcoólicas correspondem por 45,9 % e as não alcoólicas por 54,1%.
Do total, Mato Grosso é responsável por 2,5% dos empregos, com 1.052 vagas. Atualmente 23 cervejarias estão registradas, considerando um aumento de cinco estabelecimentos em relação ao ano anterior, que estavam cadastrados 18 cervejarias.