Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

INOVACPR

Aprosoja e Instituto Ação Verde lançam plataforma de serviços ambientais para produtores rurais

Foto: Assessoria

Aprosoja e Instituto Ação Verde lançam plataforma de serviços ambientais para produtores rurais
Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e o Instituto Ação Verde lançaram nesta quinta-feira (6), no auditório da entidade, a INOVACPR, a plataforma de serviços ambientais que possibilitará ao produtor rural conhecer e comercializar seus ativos ambientais. A INOVACPR é uma inovação mundial e tem como objetivo de inserir o pequeno e médio produtor rural no mercado de PSA-Pagamento de Serviço Ambiental, demonstrando os potenciais ambientais do imóvel e auxiliando no uso da CPR Verde como instrumento de negociação entre o produtor e o investidor.

Leia mais
Empresa deve fomentar mercado com combustível da soja em Mato Grosso


Com a plataforma INOVACPR o produtor rural vai conhecer o próprio ativo ambiental. Há algum tempo a entidade vem buscando ferramentas para que o produtor possa mostrar o que já se faz com produções sustentáveis.

"A partir do momento que se preserva, que se produz, que se sequestra carbono não só a população brasileira, mas a população mundial se beneficia do serviço. A gente tentou organizar tudo isso para que o produtor pudesse tirar frutos financeiros. E na pior das hipóteses mesmo que não haja remuneração que o mundo fique sabendo que o Brasil faz", enfatizou o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, durante lançamento da INOVACPR.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, parabenizou a Aprosoja-MT e o Instituto Ação Verde por trazer essa plataforma de serviços, que será de grande relevância não só para o Estado, mas para o Brasil e para o mundo. "A humanidade precisa fazer um esforço para a redução de carbono, e essa redução vai pautar muitos movimentos econômicos nos próximos anos, ela vai mudar a forma de produzir e de rever o planeta. Nós temos esse desafio, em especial aqui em nosso Mato Grosso que tem um papel muito relevante", explicou o governador.
 
Para o produtor rural de Sorriso e Ipiranga do Norte, Sérgio Triches, toda atividade agrícola está focada na sustentabilidade principalmente. "É o que o produtor busca tornar um bem ativo que ele tem e toda proteção e isso é muito significativo. Obviamente que a gente busca as formas de compensações. Então acho que isso é uma coisa que atualmente se faz necessário como incentivo para a nossa atividade e principalmente porque o produtor também busca ter uma forma de agregar rendas na sua atividade principalmente porque trata de um item que nós produzimos constantemente e que nos torna mais sustentáveis", comemorou.
 
Além do governador de Mato Grosso, estiveram presentes produtores rurais, o deputado estadual, Rech Júnior, o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, a secretária da SEMA, Mauren Lazzaretti, o Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, entidades do agro e demais participantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet