Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Notícias | Liderança e Carreira

LIDERANÇA E CARREIRA

Qual é o antídoto para exaustão?

Foto: Beatriz Coningham

Qual é o antídoto para exaustão?
Faz um tempinho, eu estava em uma reunião virtual com várias pessoas, inclusive a vice-presidente de um departamento grande, envolvido em iniciativas importantes para a empresa. Mulher de personalidade forte, ela era conhecida por seu sucesso em novos negócios. De repente, no meio da conversa, começamos a escutar um barulho alto, prolongado, que inicialmente eu não consegui identificar. As pessoas pararam de falar, intrigadas. Após alguns segundos caiu a ficha. Ronco. Ela tinha adormecido e roncava profundamente. Que situação constrangedora e inesperada, às 11 da manhã.
 
Você já se sentiu cansado ao acordar sem saber por quê?
 
A situação da minha colega não é tão rara. No caso dela, as viagens internacionais constantes prejudicavam seu ciclo circadiano. Mas e no meu próprio caso? Eu não sabia que estava me sentindo cansada o tempo inteiro. Achava que a dificuldade de acordar pela manhã era normal, que aquela verdadeira batalha para ativar o corpo e sair da cama era parte de mim. Felizmente eu não ronco, mas com certeza já havia sentido aquele sono incontrolável durante uma reunião em que eu deveria estar super alerta.
 
Quais são as causas mais comuns da fadiga constante?
 
Sentir-se cansado constantemente pode afetar sua qualidade de vida e sua carreira e pode ter causas físicas, psicológicas e até espirituais, ou uma combinação de várias causas. Se você sente que tem que se arrastar de uma tarefa para outra durante o seu dia, vale a pena investigar. Um bom ponto de partida:
 
1. Falta crônica de sono adequado. A maioria dos adultos precisa de oito a nove horas de sono por noite. Veja mais sobre a importância do sono no meu artigo anterior sobre esse assunto.

2. Insuficiência de minerais, vitamina D, B12 e outras. Se faz tempo que você não faz um exame de sangue completo, está na hora. Converse com o seu médico sobre os resultados, identifique insuficiências que podem estar causando o seu cansaço constante e como remediá-las.

3. Má alimentação. Consumo de alimentos processados, carboidratos vazios e açúcar fazem o seu corpo ficar constantemente inflamado e drenam sua energia. Provavelmente isto é também a cause do item 2 acima.

4. Desidratação. É incrível quantas pessoas passam os seus dias desidratadas e não percebem. Bateu aquele cansaço? Aquela dorzinha de cabeça chata? Quanto tempo faz que você bebeu seu último copo de água? (Café, Coca-Cola, cerveja, etc. não conta). 

Preciso ir ao médico só por estar me sentindo cansado?
 
Detesto dar notícia ruim, mas se você estiver se sentindo cansado constantemente, sim, é bom procurar seu médico. Investigue hipotireoidismo, dor crônica, e outras possibilidades que seu médico estará melhor preparado para discutir com você do que eu.
 
Agora vamos ao menos óbvio...
 
Nem sempre a fadiga constante tem causas físicas. Há sutilidades da alma humana que podem levar à exaustão. David Whyte, um dos poetas e filósofos que eu mais aprecio diz: “O antídoto para a exaustão não é o descanso. É o completo alinhamento com o coração.” Puxa uma cadeira aí que eu vou explicar.
 
Existe um cansaço bom, que vem junto com a sensação de dever cumprido. Aquele cansaço depois de uma longa caminhada no calor mato-grossense, depois de um dia intenso em que você finalmente conseguiu resolver um problema complicado. Com cansaço bom a gente geralmente pensa: valeu a pena.
 
O outro cansaço é aquele que parece um saco de 100 quilos nos seus ombros enquanto você caminha sobre pedregulhos, descalço. É um sofrimento, um remar contra a maré, como diz a expressão popular. Essa maré, contra a qual você rema, é um conjunto das suas intenções, valores, amores, necessidades e interesses (coração) que não estão alinhados com o que você faz todos os dias, no trabalho ou fora dele.
 
Seu trabalho está alinhado com seu coração?
 
Quando o seu dia a dia profissional vai para um lugar e o seu coração vai para outro, é possível que você comece a sentir um cansaço ocasional que eventualmente se transforma em exaustão. Como um carro com as rodas desalinhadas, você se desgasta mais do que precisa. Mas tem conserto. Por onde começar?
 
1. Perceber. Prestar atenção ao coração. Quais são as atividades que lhe energizam? Quais são as atividades que lhe deixam cansado só de imaginar? Quais são as atividades que você faz sem acreditar na sua importância, que trazem a sensação de tempo desperdiçado?

2. Escutar. Quando vem a monotonia, a irritação, o cinismo, a arrogância, o medo, a resistência, o que você está fazendo? Quando vem a alegria, o bom humor, a compaixão, a inspiração, o que você está fazendo? O que essas emoções estão tentando lhe revelar?

3. Cultivar. O coração não gosta de ser negligenciado. Busque a essência dos momentos em que você e seu coração estão em sintonia e crie mais oportunidades para esses momentos acontecerem. 

Para combater o meu cansaço descobri que precisava beber mais água, exercitar-me diariamente, criar no trabalho com mais liberdade e estar mais com a natureza. Quer ver eu e meu coração estarmos de bem é quando posso decidir sem medo, e quando estou no meu jardim, plantando e tirando fotos de flores. Esses momentos me energizam além do presente. Fico melhor mãe, colega, e companheira o resto da semana.
 
Quer saber mais sobre como alinhar trabalho e vida com o seu coração?
 
Algumas leituras que podem lhe interessar:
- Livro Sobre Nada, do poeta mato-grossense Manoel de Barros.
- Cuidados com a Alma: Um guia para cultivar profundidade e sagrado na vida cotidiana, de Thomas Moore.
- The Heart Aroused: Poetry and the preservation of the soul in corporate America, de David Whyte.
- Becoming a Resonant Leader, de Annie McKee, Richard Boyatzis e Frances Johnston.
 
Alegria e energia para você!


Beatriz Coningham é doutora em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela George Washington University em Washington, D.C., e presidente da empresa de consultoria HabilisGlobal.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet