Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

produtividade

Palestra sobre anomalias na cultura da soja lota auditório durante Show Safra 2023

Foto: Assessoria

Palestra sobre anomalias na cultura da soja lota auditório durante Show Safra 2023
O auditório da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Rio Verde ficou lotado nesta quinta-feira (23), com a mesa redonda "Manejo de doenças e anomalias na cultura da soja". A palestra faz parte da programação do Show Safra 2023, que segue até sexta-feira (25), em Lucas do Rio Verde.

Leia também:
Sicoob Credisul reinaugura agência no centro da cidade de Sorriso


Ferrugem asiática, mancha-alvo, cercosporiose, septoriose e oídio são apenas algumas das dezenas de doenças que podem comprometer a produtividade da soja, causando grande preocupação ao sojicultor.

De acordo com Luana Belufi, engenheira agrônoma e pesquisadora da Fundação Rio Verde, a equipe vem desenvolvendo pesquisas sobre essas doenças, que têm gerado problemas na cultura da soja na região de Lucas do Rio Verde e tirado a produtividade das últimas safras.
 
"Ainda não temos um agente causador do problema, mas já percebemos que tem uma resposta na adoção de manejo com uso de fungicidas para reduzir, então hoje eu pontuei alguns resultados que a Fundação conduziu, com nossas percepções da diferenças dos cultivares, como foi a contribuição da adoção de ferramentas de manejo e fungicidas, a época de semeadura, de forma geral são informações que o produtor rural observou para utilizar em sua propriedade para evitar prejuízos com essas anomalias que ainda estão em fase de identificação", explicou Luana.

Alana Tomen, Engenheira Agronômica e pesquisadora da Proteplan, participou da roda de conversa e contribuiu com os resultados da safra obtidos nas estações experimentais. Segundo ela, depois de anos, finalmente nesta safra, a equipe conseguiu direcionar projetos de pesquisas especialmente voltados às anomalias da soja e obtiveram resultados positivos, que são mais consistentes.

Para Tomen, sempre esteve claro a importância genética porque existem variedades de soja que se comportam de maneiras diferentes entre elas. Em relação ao fungicidas, ela pontua que é visto a diferença entre os produtos e principalmente entre os momentos de aplicação de cada um deles.

O público pode participar de palestras e fazer negócios na feira a partir das 8h da manhã. Todos os dias o local fecha os portões às 18h.

Programação completa está disponível nas mídias sociais da feira e no site do Show Safra
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet