Sicoob Credisul organizou dois eventos de pré-assembleia na noite desta terça-feira (28). A conferência aconteceu em Sinop e Tapurah. O objetivo era apresentar os resultados das unidades e das cooperativas como um todo, além de falar sobre cooperativismo e análises do cenário macroeconômico.
Leia também:
'É uma vergonha dizer que a gente tem o mesmo canal de escoamento de 70 anos atrás', afirma presidente da Aprosoja
Em Sinop, o prefeito do município, Roberto Doner prestigiou o evento ao lado dos cooperados. Participaram da apresentação, o presidente da Sicoob Credisul, Ivan Capra, o diretor executivo, Vilmar Saúgo, e o diretor regional, Cláudio Tomazoni.
Chamada de "Capital do Nortão do Mato Grosso", tem como economia os principais vetores o agronegócio, o cultivo de grãos e a indústria madeireira. Situada às margens da BR-163, é a principal via de apoio para o porto de Santarém, no Pará, por onde escoa boa parte da produção agrícola do país.
A agência da Sicoob Credisul em Sinop teve um crescimento estrondoso neste primeiro ano de atuação. A unidade teve um crescimento no quadro de sócios de 609%. Em capital social, a unidade cresceu 2.319%. O mesmo ritmo teve a carteira de crédito da agência, que cresceu exponencialmente. No mesmo ciclo de tempo, os depósitos totais tiveram um salto de 51.981%.
"As pessoas estão se despertando para o sistema cooperativista. Ainda estamos bem distantes dos países desenvolvidos, como Áustria e Alemanha, onde o cooperativismo abarca uma parcela muito expressiva da população, mas estamos avançando. Acredito que a Sicoob Credisul tem condições de experimentar um crescimento muito maior ainda aqui na região de Sinop", diz o cooperado e engenheiro eletricista da Sicoob em Sinop.
Já em Tapurah, os quase 1 mil cooperados da unidade assimilaram a ideia de que o capital investido na cooperativa é uma excelente oportunidade de constituir sua reserva de emergência, dado o modelo de distribuição de resultados e rentabilidade oferecido pela Sicoob Credisul.
Os depósitos totais também cresceram consideravelmente, demonstrando que os cooperados perceberam o nível de rentabilidade entregue na distribuição de sobras.
A carteira de crédito, que já no primeiro ano chegou próximo a R$ 47,84 milhões, é uma demonstração de que a região está em franco desenvolvimento investindo em tecnologia, novos equipamentos e seguindo uma tendência do agronegócio brasileiro que é referência mundial.
O diretor executivo destacou o agronegócio como riqueza da região. "Como todo o estado do Mato Grosso, especialmente essa rota BR 163, é uma região muito rica do agronegócio, de gente desbravadora que produz muito. Não poderia ser diferente em Tapurah, com menos de um ano, já tínhamos resultado na agência. É um sucesso", disse.
Claudio Tomazzoni ressaltou a participação dos cooperados na primeira pré-assembleia realizada na cidade. "É um momento histórico, onde os cooperados conhecem a diretoria e o presidente da cooperativa, além dos seus números e o que a Sicoob Credisul faz pela sociedade. Não tenho dúvidas que podemos alavancar ainda mais resultados positivos em Tapurah."
Confira o calendário das Pré-Assembleias 2023 da Sicoob Credisul
aqui