Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Emprego

VARIAÇÃO POSITIVA

Levantamento aponta aumento de 14% na renda média do mato-grossense; taxa de desemprego caiu

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Levantamento aponta aumento de 14% na renda média do mato-grossense; taxa de desemprego caiu
Um levantamento da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) apontou que a renda média do mato-grossense cresceu 14,7% durante o 3º trimestre de 2022. A elevação registrada em Mato Grosso está acima do crescimento da renda média no Brasil, de 2,51%, neste período. O número faz parte do Boletim de Informações Socioeconômicas de Mercado de Trabalho e Renda, divulgado pela Coordenadoria de Estudos e Indicadores Socioeconômicos, vinculada à pasta. 

Leia mais: 
Estado bate recorde de venda de combustíveis por distribuidoras em 2022


A região Centro-Oeste teve o maior salto entre as demais, chegando a um crescimento de 8,59%. O estado de Mato Grosso apresentou variação positiva da renda superior a todas as regiões, com rendimento médio real neste período de R$ 2.958,00, que representa 14,7% a mais que no 3º trimestre de 2021, que era de R$ 2.579,00.

Entre as atividades que mais contribuíram com esse aumento nos rendimentos estão agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com crescimento de 23,87%; construção civil, 21,42%, e indústria geral, 19,2%.

A pasta atribui ainda que uma melhoria na oferta de emprego contribuiu para o aumento na renda. De acordo com os dados, a taxa de desocupação neste período, que caiu de 6,64% entre julho e setembro de 2021 para apenas 3,85% no mesmo período do ano passado e foi a menor desde 2014, ano de Copa do Mundo.

Sobre o Boletim

Os Boletins de Informações Socioeconômicas da Seplag são publicações trimestrais que apresentam conteúdo de caráter informativo em que o principal objetivo é a entrega de informações sistematizadas, adequadas a formulação do planejamento de políticas públicas para tomada de decisão e também para conhecimento da sociedade. 

As informações contidas neste boletim são estruturadas em conformidade com os dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet