Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

MAIOR DO PAÍS

Produção de soja em MT deve atingir novo recorde com 42,82 milhões de toneladas

Foto: Reprodução

Produção de soja em MT deve atingir novo recorde com 42,82 milhões de toneladas
Os dados do Instituto de Economia Agropecuária (Imea) apontam que Mato Grosso deve bater o recorde de produção de soja, com aproximadamente 42,82 milhões de toneladas produzidas na safra 2022/2023. Com a divulgação do levantamento semanal, foi possível identificar um aumento de 4,82% na produção quando comparada com a safra anterior. A previsão da área plantada de soja deve ser mantida em 11,81 milhões de hectares. 

Leia mais: 
Vigilância na fronteira é reforçada após registros de gripe aviária na Bolívia


O levantamento mostra ainda as previsões com relação à exportação do grão durante a safra de 2022/2023. Segundo os dados do Imea, a expectativa é que sejam exportadas 25,83 milhões de toneladas, enquanto outros 12,81 milhões da soja devem ser processados. Os estoques finais ficaram estimados em 1,09 milhão de toneladas, pautados pelo ritmo lento das vendas da oleaginosa.

A produtividade da soja da safra 2022/2023 por hectare deve alcançar 60,43 sacas/hectare, caracterizando um recorde no estado que já é o maior produtor do Brasil. As chuvas ocorridas no mês de dezembro deram suporte para a recuperação de grande parte das lavouras que apresentavam estresse hídrico em novembro.

Até o momento, aproximadamente 24% da área plantada foi colhida. A previsão de permanência de grandes volumes de chuvas no período da colheita ainda é um ponto de atenção quanto ao potencial produtivo e a qualidade das lavouras. 

Já no caso do milho, é projetada a colheita de 46,41 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023. A cultura foi produzida em uma área de 7,41 milhões de hectares e a produtividade deve alcançar 104,29 sacas/hectare. 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) alerta aos produtores de soja para que façam o cadastro das propriedades junto ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) até 15 de fevereiro, de forma online ou presencial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet