Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Notícias | Liderança e Carreira

LIDERANÇA E CARREIRA

Como ser o Richarlison da sua carreira

Foto: Arquivo Pessoal

Como ser o Richarlison da sua carreira
Foi um gol ou foi um milagre?
 

 
Na semana passada falamos sobre a angústia de esperar por uma promoção que nunca chega. No artigo de hoje vamos explorar algo que também pode influenciar sua carreira de forma muito positiva: como conhecer e aplicar os seus talentos e melhores qualidades.
 
Você acredita que tem superpoderes?
 
Quando você era criança e vestia aquela fantasia de Batman ou Mulher Maravilha, você não tinha dúvidas. Tinha todos os superpoderes que pudesse imaginar. No campinho de futebol do seu bairro, você se via na seleção brasileira. Depois foi crescendo e, se tiver tido experiências como a maioria das pessoas, aos poucos foi aprendendo a duvidar do seu talento, das suas qualidades e das suas possibilidades. Na escola, no trabalho, na sua vida pessoal, foi notando o que faltava em você.
 
Pois bem. Vamos virar esse jogo.
 
Semana passada assisti o primeiro jogo da seleção brasileira de futebol na copa do mundo do Qatar. O oponente era a Sérvia, que vem sem grandes reputações no esporte. O primeiro tempo, porém, deixou-me temerosa. O Brasil estava meio desengonçado. Não sei o que o Tite falou para a equipe durante o intervalo, mas deu certo. No segundo tempo o time brasileiro veio com tudo, cada jogador fazendo o que sabia fazer melhor. Meu otimismo foi crescendo. Daí aquele golaço verdadeiramente milagroso de Richarlison. Mas não foi milagre. Foi um exemplo de uma pessoa aplicando habilidades que vem desenvolvendo ao longo de uma vida, na hora e lugar certos. Essas habilidades, que resultam de talentos naturais aplicados e cultivados, são os nossos “superpoderes”.
 
Você está pronto para o seu segundo tempo?
 
Para poder usar os seus talentos, você precisa saber quais são. Eles nem sempre são óbvios. Abaixo você vai encontrar uma lista de recursos que pode usar para conhecer melhor os seus talentos e qualidades que, quando aplicados e cultivados regularmente, podem transformar-se nos seus superpoderes.
 
Testes online que revelam seus talentos principais:
 
VIA Character Strengths: Este teste online é gratuito e lista 24 talentos em ordem de prioridade de acordo com as suas respostas. Não se assuste com o título em inglês. O teste está disponível em vários idiomas. Selecione Português na ficha de inscrição.
 
Top 5 CliftonStrengths: Este teste online está disponível em Português na loja online da Gallup, por um valor modesto.
 
Feedback de colegas, supervisores ou outras pessoas de sua confiança
 
Uma forma de ampliar o seu conhecimento sobre os seus próprios talentos é pedir a pessoas próximas que descrevam para você as qualidades e talentos que acreditam que você possui. Escolha bem as pessoas para quem você quer pedir feedback. O propósito aqui não é receber elogios, mas sim descrições sinceras e objetivas de situações em que você se saiu bem e que qualidades essas situações revelaram.
 
Auto-observação
 
Um indício rápido de um talento é a curiosidade sobre os assuntos relacionados e a facilidade de entendê-lo. Aqueles conceitos ou processos que você pega rápido. Estudos também indicam que nos sentimos mais energizados e animados quando estamos fazendo algo que sabemos fazer muito bem, quando estamos utilizando nossos talentos naturais e melhores qualidades. Preste atenção nas tarefas profissionais que lhe fazem sentir-se mais alerta, que lhe trazem mais realização. O que elas revelam sobre os seus talentos? Observe também o que as pessoas lhe pedem quando precisam de ajuda no trabalho. Isto pode ser outro indício de áreas em que você é considerado um expert.
 
Já conheço bem os meus talentos. E agora?
 
Você acha que o Richarlison nunca mais vai fazer um treino só porque fez aquele gol brilhante? Pelo contrário. Vai treinar ainda mais! Inspire-se nele e procure oportunidades diariamente para utilizar e fortalecer esses talentos ainda mais, principalmente os cinco ou seis mais importantes. Desenvolva-os continuamente para que você possa aplicá-los com perfeição na oportunidade certa. Torne-se referência nas áreas em que possui talentos. Alinhe sua carreira com seus talentos. Desejo-lhe sucesso e muitos gols!
 
Na semana que vem: Você desperdiça o seu tempo ou o de sua equipe?  Se conseguir desgrudar o olho dos jogos da copa, dê uma passadinha por aqui.

Beatriz Coningham é doutora em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela George Washington University em Washington, D.C., e presidente da empresa de consultoria Habilis Global.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet