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Sexta-feira, 24 de junho de 2022

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INVESTIMENTO ACIMA DE R$ 900 MI

Sicoob avança e registra crescimento de 84% no uso de canais digitais 

Foto: Divulgação

Sicoob avança e registra crescimento de 84% no uso de canais digitais 
O Sicoob registrou um crescimento de quase 84% na utilização dos seus canais de atendimento aos cooperados no ano de 2021, avançando de 6 bilhões de transações processadas em 2020 para 11 bilhões. Os canais digitais foram responsáveis por mais de 92% de todas as transações realizadas, sendo que 78% foram feitas exclusivamente no app Sicoob, que permanece como o principal canal de relacionamento da organização. A abertura de contas por meio desse canal também cresceu em um ritmo acelerado, três vezes maior que no ano anterior. 

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Apenas no último ano, foram lançadas 115 atualizações do aplicativo, com diversas novidades e inovações aos cooperados, com destaque para a contratação de seguro empresarial, aporte na previdência e simulação de operações do crédito imobiliário. 

"O app Sicoob é a cooperativa na palma da mão do cooperado, completo em produtos/serviços, seguro e sempre disponível, mantendo a dianteira do mercado em qualidade com as melhores notas de avaliação nas lojas virtuais App Store e PlayStore", diz Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob. 

Grande inovação conduzida pelo Banco Central, o PIX teve destaque no avanço digital da cooperativa: os pagamentos realizados nessa modalidade representaram 300 milhões de transações que totalizaram R$ 400 bilhões movimentados em 2021, alcançando um crescimento médio de 20% ao mês. 

Outra novidade oriunda do setor de pagamentos, o contactless, quando não há necessidade de inserir o cartão para realizar a compra na maquininha, ganhou espaço entre os cooperados. Somente em 2021, foram mais de 22 milhões de pagamentos realizados desta forma, movimentando mais de R$ 2 bilhões. 

O ano de 2021 também serviu para preparar o alicerce do Open Finance, que promete produzir a maior transformação no Sistema Financeiro Nacional dos últimos tempos, pois possibilita a criação de novos produtos e serviços a partir do compartilhamento dos dados e informações entre as instituições financeiras com consentimento dos clientes. 

"O Sicoob trabalhou no atendimento das 4 fases regulatórias definidas pelo Bacen e neste ano estão previstos lançamentos de diversas soluções, que visa aprimorar a experiência e atender as necessidades dos cooperados", comenta Vilaça.  

A assistente virtual do Sicoob, Alice, responsável por 2,8 milhões de atendimentos em 2021, apresentou 89% de retenção, ou seja, apenas 11% das solicitações que recebeu tiveram transbordo para o atendimento humano. Além disso a Alice, que faz uso de soluções de inteligência artificial, teve 97% de assertividade nas respostas dadas aos cooperados. 

A tecnologia tem sido um dos pilares de transformação digital e inovação do Sistema, que vem investindo, em média nos últimos 3 anos, R$ 300 milhões por ano na sua estrutura tecnológica com o objetivo de habilitar o crescimento dos negócios, aumentar a eficiência, gerenciar riscos, incrementar novos produtos, serviços e melhorar o atendimento aos cooperados.  

Pioneirismo tecnológico 

Em 2018 o Sicoob lançou o Portal do Desenvolvedor que permite a realização de testes, integrações e consumo das APIs pelo mercado. São mais de 140 interfaces de programação (APIs) disponíveis e consumidas pelos cooperados de todo o país, ganhando mais fluidez e agilidade na sua integração com o Sicoob.  Além disso, a instituição financeira foi a primeira do segmento cooperativista a realizar a integração com o Gov.br, facilitando o acesso dos cooperados a mais de 4,9 mil serviços do governo federal, estados e municípios integrados à plataforma.  

Um dos maiores investimentos da Sicoob completou duas décadas de existência em 2021, e segue em constante aprimoramento. A Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob (SISBR) chegou à marca de mais de 1 bilhão de transações nos canais de atendimento por mês, além de interligar mais de 3.700 pontos de atendimento em todas as unidades da federação e conectar os mais de 6 milhões de cooperados na busca da justiça financeira, prosperidade e desenvolvimento das comunidades.  

A instituição financeira possui unidades em 2.064 localidades do país e pelo meio digital, a presença já é em 5.304 municípios, ou seja, 95% de cobertura nacional. 

Cada vez mais o Sicoob avança com o conceito de "TI Orientada ao Negócio", dedicando o time de tecnologia integralmente em impulsionar o direcionamento estratégico negocial. As soluções criadas permitem atender as necessidades dos atuais cooperados e atrair mais pessoas para se beneficiarem das soluções do cooperativismo financeiro. 
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