Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

dados da Energisa

Acidentes com máquinas e rede elétrica afetou 12 mil clientes em MT em 2022; veja dicas para evitar

Foto: Divulgação

Acidentes com máquinas e rede elétrica afetou 12 mil clientes em MT em 2022; veja dicas para evitar
Somente no primeiro trimestre de 2022, doze mil clientes da Energisa foram afetados por acidentes com máquinas agrícolas e rede elétrica. A informação é da própria concessionária. A empresa, agora, levanta o alerta para o mês de abril, quando começa a colheita do arroz. Dentre as dicas para evitar este tipo de ocorrência está a poda de árvores que atrapalham a visualização de cabos e, para que ninguém fique ferido, que um condutor nunca tente sair da máquina após uma colisão com fios elétricos (exceto quando há risco de incêndio).  

Leia também:
Aneel aprova aumento da tarifa de energia elétrica em Mato Grosso

De acordo com o gerente de operações da distribuidora Energisa, José Nelson Quadrado Junior, na maior parte das vezes os acidentes são ocasionados por batidas em postes e torres que cortam as áreas produtivas, entre redes privadas e coletivas. Além disso, há também as ocorrências quando o maquinário acaba enrosca nas redes elétricas. Em ambos os casos, pode levar muito tempo para recomposição do serviço de fornecimento de energia, pois depende de deslocamento de equipe e os locais muitas vezes não são acessíveis.

"A gente sabe que o nosso estado tem essa abundância de terra que gera tanto alimento quanto trabalho sério dos agricultores para atender aos pedidos que vêm do mundo quase todo. Afinal, o nosso agronegócio é referência. Mas é sempre importante se ater àqueles pequenos detalhes que podem evitar acidentes. E todos podem ser evitados com essa união de esforços, principalmente priorizando sempre a vida", comenta José Nelson.

Dicas para evitar acidentes

Existem algumas orientações básicas que podem auxiliar os produtores e moradores do campo:


- Antes dos manuseios dos maquinários, é de extrema importância que seja feito reconhecimento do local, planejamento das atividades e a mensuração para que a altura e largura da máquina mantenha uma distância segura da rede. "Máquinas agrícolas devem respeitar a distância segura da rede e os caminhões nunca devem bascular debaixo da rede.", reforça Victor Hugo.

- Se um veículo encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio). Nesse momento, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que desligarão o fornecimento de energia da forma correta antes de resgatar o condutor;

- Na movimentação de máquinas e tratores, é preciso ter cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar. Desvie deles;

- No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

-Jamais operar a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica;

- A vegetação deve estar sempre podada para facilitar a visualização da rede elétrica;

- Nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica;

- Tomar cuidado com queimadas, pois colocam em risco a vida da população e podem danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda de postes e torres, provocando curtos-circuitos, rompimento de cabos e quedas de energia.

- Se algum animal for atingido por cabo de energia, não deve ser removido antes de entrar em contato com a concessionária e se certificar que a energia foi interrompida e assim evitar mais acidentes.

- As cercas devem ser sempre seccionadas e aterradas, a fim de evitar acidentes com raios em períodos chuvosos.

- A chave de proteção da rede elétrica não deve ser religada em casos de falta de energia. Isso oferece riscos à segurança no local e o autor pode responder criminalmente por este ato.

Mesmo com as dicas, é importante ressaltar que para sanar dúvidas, ou em casos de urgência e acidentes, a Energisa deve ser procurada pelos canais de atendimento oficiais:
 
• Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)  
• Assistente virtual (WhatsApp) - (65) 99999 7974
• www.energisa.com.br       
• Agências de atendimento presencial  
• Call center - 0800 6464 196
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet