12 Abr 2022 - 17:56
Da Redação - Mayara Campos
Foto: Divulgação
Presidente do Instituto Somos Minério, Roberto Cavalcante
O presidente do Instituto Somos do Minério, Roberto Cavalcante, assinou a carta de princípios e compromissos elaborada pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Indústria Mineral e do Agronegócio (Mineragro-MT). A entidade é um coletivo social composto por profissionais, entidades de classe e representantes de empresas das cadeias produtivas de mineração e do agronegócio.
Leia mais:
Secretário de Desenvolvimento diz que Brasil iniciou tratativas para comprar fertilizantes do Canadá
“Geração de riqueza, sustentabilidade e o social formam o tripé dos objetivos do fórum. É trabalhar o desenvolvimento do estado, do agro e da mineração, que são os maiores segmentos da economia de Mato Grosso. Com isso vamos atender os anseios das comunidades nacionais e internacionais. Sabemos que a sociedade exige consumir produtos de origem com as melhores práticas ambientais e sociais e que justifiquem a geração de riqueza”, explica Cavalcante.
O presidente pontua ainda que a criação do Mineragro surge em um momento estratégico, em que as duas atividades, mineração e agricultura, passam a perceber como estão relacionadas.
Ele cita também o impacto que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem causado na produção mato-grossense. Isto porque, o preço dos fertilizantes atingiu um patamar em que a conta para o produtor não fecha.
“Aqui no Norte de Mato Grosso está sendo pesquisado um pó de rocha que irá servir para as lavouras do estado e funciona como fertilizante. Teremos na mineração a alavancagem da lavoura com custo mais baixo, porque está dentro do estado, com logística mais barata e não vindo do exterior”, revelou Roberto.
O Fórum busca a construção de espaços de diálogo, conexões de ideias, formulação de ações, projetos, programas, pesquisas, capacitações, trocas de experiências e difusão de informações. A ideia é promover, aprimorar, incentivar e ampliar o desenvolvimento econômico, ambiental, social e educacional sustentável no âmbito das cadeias produtivas destes dois segmentos.
O Instituto Somos do Minério nasceu da necessidade de desmistificar a imagem do minerador, promover ações socioambientais e impulsionar boas práticas na mineração.
Além do Instituto, são parceiros do Mineragro: a Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), Associação Brasileira dos Metais Preciosos (ABRAMP), Sistema Famato, Sindminério, Sinecal e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).