Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

feira do agronegócio

Agricultura familiar deve ser destaque da 3ª edição da Norte Show em 2022

Foto: Assessoria / Norte Show

Agricultura familiar deve ser destaque da 3ª edição da Norte Show em 2022
Com destaque para a agricultura familiar, a terceira edição da Norte Show deve acontecer entre 19 e 22 de abril, em Sinop (498 km de Cuiabá). As pessoas que visitarem a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), também devem acompanhar uma programação de palestras voltadas ao setor. 

Leia também:
Feira vai levar informações sobre o agronegócio a crianças do ensino público e privado em MT

De acordo com a assessoria do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop estará na feira e demonstrará uma exposição do projeto piloto de uma horta sensorial. São 256 metros quadrados e aproximadamente 50 variedades de chás e condimentos como pimentas, manjericão, coentro, poejo, capim limão, dentre outros. No local serão demonstradas as cultivares e manejos.

Além disso, também será possível visitar o cultivo de café, mandioca e citros, como limão, laranja e pocan, que estarão sob responsabilidade da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Terá também prova de cafés produzidos em Sinop.

Ainda conforme a assessoria da feira, as palestras programadas para a agricultura familiar devem acontecer no terceiro dia de feira, dia 21 de abril. Às 13h30 acontece a conferência "Alimento seguro: um guia para feirantes" com a engenheira de Alimentos, Mestre em Engenharia Química e Diretora Acadêmica da FASTECH - Faculdade de Tecnologia de Sinop, Lauren Menegon.  A partir das 14h30 será ministrada a palestra "Os 10 Passos de Uma Feira de Bairro de Sucesso", com o consultor do Sebrae-MT, Luis Pivovar.

Já às 15h30, acontece a palestra "Empreendedorismo, siga esse caminho", com Rodolfo Garcia. Terá também a palestra com superintendente do Senar-MT, Chico da Pauliceia, que falará "Tudo que para o Senar, Volta para o Campo", a partir das 16h30.

O engenheiro agrônomo da Empaer de Sinop, Thiago Tambini, destaca a importância em dar destaque para agricultura familiar, já que fortalece e motiva os novos e pequenos produtores da região norte de Mato Grosso.

"Hoje a agricultura familiar não se divide da comercial. O agro grande e pujante que temos hoje é feito por famílias, que começaram pequenas, que vieram pra essa região e a desenvolveram. Então é importante ter este destaque na Norte Show para incentivar e fortalecer os que estão começando agora", afirmou Tambini.

O presidente da Acrinorte e da Norte Show, Olvide Galina, aposta na agricultura familiar como um dos diferenciais da feira. Para ele, a Norte Show é essencial para alavancar esse setor de extrema importância para a comunidade.

"É uma feira tão grande quanto as realizadas em outros estados do país. É para o grande produtor, para o agricultor familiar, os colaboradores das fazendas e para todos que queiram conhecer um pouco mais do nosso setor. A comunidade no geral será beneficiada e vivenciar experiências conosco", pontuou o presidente.

 "Venha visitar, conhecer as vitrines tecnológicas, as novidades da pecuária, as tecnologias em maquinários. Participe das palestras, dos atrativos dos nossos expositores e mergulhe nesse universo da agropecuária, indústria e comércio voltados ao setor produtivo da nossa região", convida Galina. 

Sobre Sinop

Sinop é o quarto município mais populoso de Mato Grosso. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 150 mil pessoas vivem na cidade. Cerca de 2.200 famílias vivem da produção em pequena escala. São cultivadas uma diversidade de frutas, hortifrutis, derivados de cana-de-açúcar e queijo, milho verde, floricultura, criação de pequenos animais, produção de leite, embutidos, geleias e compotas, dentre outros.

Expositores

Já estão confirmados mais de 230 expositores entre demonstração de produtos e serviços, novidades em tecnologia, genética animal, máquinas e implementos, dentre outros. Os visitantes poderão acompanhar 35 vitrines tecnológicas de plantios com culturas como soja, milho, sorgo, café, hortifrúti e jardinagem. Vão ainda visitar estandes que proporcionarão as transações financeiras. Participar de palestras, leilões e workshops oficiais, bem como das programações e atrativos dos parceiros e expositores.

Patrocinadores

Os patrocinadores e apoiadores desta edição são: Inpasa e EuroChem – Fertilizantes Tocantis, Blindex, Agroinsumos, Guarapari – Construção e acabamentos, Machado Supermercados, Sicredi, Cervejaria Severa, Jhonrob, Mineradora Tapajós, Senar, Aprosoja Mato Grosso, Ucayali Hotel, EcoPower Energia Solar, Unimed Norte de Mato Grosso. E ainda conta com apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Câmara Municipal e Prefeitura de Sinop.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet