Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

proteína barata

Aumento no valor de insumos faz preço do ovo saltar em Mato Grosso

Foto: Ilustração

Aumento no valor de insumos faz preço do ovo saltar em Mato Grosso
Considerado uma alternativa de proteína barata, o ovo vai bem em qualquer refeição do dia. Nas últimas semanas, porém, os mato-grossenses perceberam um aumento no preço. A elevação foi influenciada, principalmente, por conta do encarecimento dos insumos usados na criação das galinhas. Outros fatores que podem ser considerados são o confronto entre Rússia e Ucrânia e o aumento no consumo.

Leia também:
Com diversidade agrícola, Campo Novo da Parecis tem se destacado no cenário do agronegócio em MT

O professor de economia da Universidade de Mato Grosso (Unemat) e diretor da Fecomércio Mato Grosso, Maurício Munhoz, explica que o ovo tem uma baixa variação de preço, justamente por ser uma alternativa de proteína mais acessível para a carne e o frango. No entanto, por conta desse aumento nos insumos, os produtores não conseguiram mais manter o preço baixo. Esse é o principal motivo da alta.

“A gente está percebendo isso em Mato Grosso, mas também em outros estados. Por quê? insumo que é utilizado em granja, principalmente, aumentou muito o preço”, assevera o professor.

A guerra entre Rússia e Ucrânia também atinge o mercado brasileiro. “O milho tem aumentado o preço e a tendência agora é aumentar mais ainda com a guerra na Ucrânia. A Ucrânia, por exemplo, é um país que produz muito milho e vai deixar de abastecer o mercado internacional. Como é uma commodity, aumenta o preço em todo mundo”, pontua.

De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), no fim da primeira quinzena de fevereiro, o ovo vermelho chegou a registrar a variação de 11,41% com relação à semana anterior que era de 16,97%. Esses reajustes vêm sendo feitos desde o começo do ano.

O professor da Unemat explica também que com aumento no consumo, a tendência de mercado é de que o valor aumente. No entanto, no caso do ovo, variação costuma ser pouca justamente por ele ser uma alternativa de proteína a carne, que teve um aumento significativo os últimos anos.

“A oferta e procura é uma tendência do mercado. Sempre quando a procura aumenta, a oferta é limitada e o preço aumenta também. Isso é uma coisa que tem acontecido há algum tempo desde que a carne disparou o aumento, tem dois/ três anos essa tendência. As exportações de carne têm feito que o preço no mercado nacional aumente e as pessoas optam por alternativas. O ovo é a principal delas”.

Para Munhoz, o aumento do consumo do ovo tem pouca influência nessa alta. “O aumento do consumo ele tem uma importância menor do que o aumento do preço dos insumos pra produção do ovo. E o aumento ele tem se sentido a aproximadamente dois anos, mas com maior intensidade é mais recente. Isso é de alguns meses pra cá que se percebe o aumento dos insumos para produção”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet