Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Emprego

4ª menor desigualdade

Mato Grosso é o segundo estado com menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Mato Grosso é o segundo estado com menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (2) pelo Governo de Mato Grosso mostraram que o estado é o segundo com menor taxa de desemprego do Brasil e o quarto com números menores de desigualdade de renda. Os números constam do relatório “Síntese de Indicadores Sociais - uma análise das condições de vida da população brasileira em 2021”, e do último balanço trimestral de 2021 da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), realizada pelo instituto.

 Leia mais: 
De volta ao Palácio Paiaguás, Mauro tem decisões para tomar sobre passaporte da vacina e futuro político

Conforme a divulgação, o país tem 11,1% de taxa sobre desocupação. Já em MT, o índice está em 5,9%. Santa Catarina é o único estado que está melhor posicionado, com 4,3%.

No quesito rendimento médio mensal da classe trabalhadora, conforme divulgado pelo governo, Mato Grosso também se destacou com média salarial de R$ 2.455, enquanto a nacional está na casa dos R$ 2.447. O estado figura no sétimo lugar do ranking com maior rendimento médio.

O Governo do Estado pontuou que os resultados positivos são frutos de esforços conjuntos entre setor produtivo, Estado e população. Foi destacado que é dever da gestão, criar condições e oportunidades ao ingresso do mercado de trabalho.

Na divulgação dos dados, ainda foi elencado que o programa Mais MT tem dado auxílio direto na redução dos índices de desemprego, tendo em vista a ação de diversas obras em diferentes áreas do estado.

O comunicado pontuou que mais de 50 mil empregos diretos e indiretos foram gerados pelo Estado por meio da metodologia do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), remetendo à isso os investimentos e obras que desenvolvem as regiões de MT, atraindo, assim, empresas, negócios e empreendimentos. “É um efeito dominó que beneficia toda a população”, declarou Mauro Mendes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet