Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

PREÇOS SUBINDO

Pela primeira vez na década, é mais vantajoso abastecer com gasolina do que álcool em MT

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Pela primeira vez na década, é mais vantajoso abastecer com gasolina do que álcool em MT
Na tarde desta terça-feira (24), o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo) afirmou que pela primeira vez, há quase uma década, o etanol perdeu a vantagem para a gasolina no abastecimento. Segundo a instituição, usar gasolina está mais vantajoso há cerca de duas semanas no estado. Com o aumento do custo em escala do etanol nas usinas e distribuidoras, a vantagem mudou e em todo o Brasil. 

Leia mais:  
Gasolina tem mais um aumento e litro chega a R$ 6,19 em Cuiabá

De acordo com o Sindipetróleo, a competitividade entre os dois produtos é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol de cana ou de milho é de 70% do poder nos motores à gasolina. Quando a proporção alcança 70%, em média, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque.

Ocorre que atualmente a relação de preços alcança percentual acima de 72%. “Ou seja, é mais vantajoso abastecer com gasolina e isso ocorre há pelo menos duas semanas. Notícia incomum para Mato Grosso”, explica Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo.

A média indicada pelo Sindicato pode ser ainda maior de acordo com os valores anunciados em cada posto de abastecimento. O Olhar Direto visitou um dos postos nesta segunda-feira (23) e fez a comparação dos preços de acordo com a tabela apresentada. O resultado chegou a bater 74%. 


 
Saiba como fazer o cáculo 

Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar ou de milho é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet