Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

CRESCIMENTO DO SETOR

Como as novas tecnologias podem influenciar o agronegócio

Foto: Reprodução

Como as novas tecnologias podem influenciar o agronegócio
O agronegócio e a tecnologia sempre caminharam juntos, embora muitos pensem o contrário. É o desenvolvimento de novas tecnologias que permite que o setor cresça, oferecendo mais mobilidade, agilidade e segurança para todos os processos necessários.

E com tanta inovação no mundo digital, é claro que a indústria também sofreria transformações. Apesar de elas já estarem ocorrendo, ainda há muito mais para mudar e evoluir. Mas como exatamente tudo isso influencia no agronegócio? Separamos alguns tópicos para que você entenda melhor.

Automação de processos

Não é de hoje que a facilitação de determinadas tarefas no agronegócio é uma realidade. Se pensarmos em como o plantio, o monitoramento e a colheita eram feitos há 100 anos, perceberemos que mudanças drásticas aconteceram. Entretanto, o desafio de continuar a entregar bons produtos ainda é o mesmo. E é exatamente nesse ponto que a automação de processos pode ajudar.

O termo significa simplesmente que você pode deixar de realizar determinadas tarefas manualmente. Com a ajuda de máquinas que te dão uma melhor precisão em algumas funções, você não apenas diminui o trabalho e a mão de obra, mas também consegue um aumento considerável na qualidade das mercadorias.

Tecnologias que podem ajudar na automação de processos são computadores de monitoramento de desempenho e drones que ajudam a ter uma visão maior da colheita. Entretanto, os robôs conhecidos como agribots, que fazem diversas atividades sozinhos, incluindo a plantação e a colheita, já são uma realidade para a ciência, o que significa que é questão de tempo até que eles se tornem muito populares.

Monitoramento de desempenho

Outro grande benefício da automação de processos no agronegócio é um maior controle dos indicadores de performance da colheita. Isso significa que, com essas novas tecnologias, é muito mais fácil que empreendedores consigam entender quais partes irão aproveitar e até mesmo quais os pontos do terreno em que o desempenho precisa melhorar. A partir dessas informações, se torna possível saber que atitudes tomar para ter safras cada vez melhores. 

É a partir desse tipo de inovação, por exemplo, que já foi possível realizar um fortalecimento de plantações de feijão no Brasil recentemente. Além desse, existem vários outros exemplos em que a ajuda da tecnologia foi fundamental para que as novas safras sejam cada vez melhores.

Logística

A logística é uma parte fundamental e uma das mais importantes quando falamos sobre o agronegócio. Ela está presente em muitos dos processos, mas possui importância fundamental principalmente quando se trata da distribuição de bens. Afinal, é apenas dessa maneira que se pode entregar produtos de qualidade para o consumidor final.

A tecnologia pode influenciar a logística de diversas formas. Hoje em dia, softwares já ajudam a realizar uma colheita de maneira a evitar desperdícios, o que permite que os empreendedores possam organizar a distribuição de uma forma eficiente. Essa organização, por sua vez, também trabalha no cálculo das melhores rotas para cada tipo de produto.



O mundo digital engloba praticamente todas as esferas de nossas vidas hoje em dia. Basta pensarmos que a comunicação por cartas praticamente não existe mais e, em seu lugar, os e-mails e os aplicativos de mensagens instantâneas fazem o trabalho. A mesma coisa acontece no setor do entretenimento, como ocorre com os jogos de cassino online, por exemplo, que também já contam com aplicações específicas para uma melhor experiência dos usuários.

Da mesma forma que faz parte da nossa vida em outras esferas, a tecnologia também está relacionada ao agronegócio de diversas maneiras e, como você pode perceber, a tendência é que ela esteja ainda mais presente. A conclusão que podemos chegar é que essa influência deve ser vista com naturalidade, principalmente porque ela pode gerar diversos benefícios para o setor. A consequência disso é uma evolução, benéfica para todas as partes, tanto para os empreendedores quanto os consumidores finais, incluindo todo tipo de profissional que atua de forma direta ou indireta com o agronegócio.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet