Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

Números positivos

Sinop Energia comemora Dia Mundial da Energia Elétrica com recordes na geração de eletricidade

Foto: Assessoria Sinop Energia

Sinop Energia comemora Dia Mundial da Energia Elétrica com recordes na geração de eletricidade
O dia 29 de maio é estabelecido como o Dia Mundial da Energia Elétrica. Nesta data, a Sinop Energia, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, realiza a comemoração com o registro do recorde de geração de energia, atingido desde o início da operação do empreendimento há dois anos. 

Leia também:
Sinop Energia comemora Dia Mundial da Segurança no Trabalho com mais de um ano sem acidentes

O primeiro recorde deste semestre foi alcançado em fevereiro, quando a usina gerou 146 GWh, seguido de um aumento de 55% na geração. O segundo recorde aconteceu em março, com a produção de mais de 226 GWh de energia limpa e renovável, suficiente para abastecer cerca de 1,6 milhão de pessoas. 

De acordo com a concessionária, o volume repercute diretamente sobre o aumento da oferta de energia hidrelétrica no período, além da geração de benefícios para os municípios vizinhos ao reservatório, por meio do pagamento de Compensação Financeira Pela Utilização de Recursos Hídricos (CFPURH), conhecido como royalties da água.

Média mensal 

Contando com a geração de energia acumulada apenas nos cinco primeiros meses de 2021, a média mensal do ano inteiro já estaria bem próxima da marca atingida no ano anterior. Em 2020, a UHE Sinop pagou cerca de R$ 3,3 milhões a título de royalties para os municípios mato-grossenses de Sinop, Cláudia, Itaúba, Sorriso e Ipiranga do Norte.

Embora já esteja finalizando o período úmido, que vai de dezembro a maio, as perspectivas para este ano são muito otimistas. “Apesar dos desafios impostos pelo período de pandemia da Covid-19, estamos cumprindo plenamente nosso papel de geração de energia para a matriz energética nacional e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país, especialmente dos municípios vizinhos à usina. Esperamos manter uma boa média de geração no restante do ano para que possamos ultrapassar 2020 em mais de 80%”, diz Ricardo Padilha, diretor-presidente da Sinop Energia.

 Sobre os Royalties da Água

Os recursos gerados pela compensação advinda da geração de energia representam um importante reforço para os cofres dos municípios e demais entes beneficiados. A compensação é repassada mensalmente e não pode ser usada para pagamento de folha de pessoal ou para quitar dívidas, exceto as contraídas junto à União.

Entretanto, estado e municípios têm liberdade de aplicação e destinação destes recursos podendo priorizar os anseios das comunidades. Além do estado do MT e desses municípios, o montante também é distribuído com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além dos Ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia. 

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

(Com informações da Assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet