Olhar Agro & Negócios

Domingo, 24 de outubro de 2021

Notícias / Geral

Disponível no Brasil

Whatsapp Pay: Tudo o que você precisa saber sobre o novo serviço de pagamentos do app

Da Redação - Michael Esquer

28 Mai 2021 - 16:55

Foto: Shutterstock

 Whatsapp Pay:  Tudo o que você precisa saber sobre o novo serviço de pagamentos do app
O Whatsapp Pay, plataforma do aplicativo de troca de mensagens que permite a realização de pagamentos e transferências durante conversas, está oficialmente disponível no Brasil. A novidade havia sido anunciada pela empresa ainda no início de maio, mas somente nesta semana passou a integrar a lista de funcionalidade de alguns usuários do mensageiro. 

Leia também:
Mato Grosso apresenta 4ª menor taxa de desocupação do país, mostra levantamento do IBGE

De acordo com o diretor de operações do Whatsapp, Matt Idema, o serviço tem o objetivo de facilitar as transações monetárias, importantes, sobretudo, no contexto da pandemia, onde grande parte da população mundial enfrenta restrições de mobilidade. 

“Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira segura não poderia ser mais importante neste momento, já que não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também as ajuda a se manterem conectadas com entes queridos, expande o acesso a serviços financeiros e possibilita que mais pessoas participem da economia digital”, disse Idema em entrevista ao portal InfoMoney. 

Diante da novidade, o Olhar Agro e Negócios reuniu neste artigo informações importantes para tirar algumas dúvidas de usuários a respeito do novo serviço. Entre os pontos estão: o que é o Whatsapp Pay; Se é seguro; Como ativar o serviço; Como transferir; Quais cartões aceitos; Quem pode utilizar; e É possível antecipar a função. 

O que é o Whatsapp Pay?

O Whatsapp Pay é como tem sido nomeado o novo serviço de pagamentos do Facebook, o Facebook Pay. Com uma função semelhante ao Pix, este, por sua vez, possibilita a transferência de pequenos valores, onde as transações podem ser feitas a partir do próprio Whatsapp. Ele funciona 24h e sete dias por semana e não há nenhuma cobrança pelo serviço. 

Neste momento, pelo menos na sua fase inicial, a função é limitada a transações de até mil reais por dia, tendo para o mesmo período o limite de 20 transações. Mensalmente, o teto das transações é de 5 mil reais. 

O Whatsapp Pay é seguro?

De acordo com informações do site do Whatsapp, o seu serviço de pagamento e transferências é seguro. Ele utiliza criptografia do celular e dos servidores do WhatsApp, o que garante a proteção das informações sobre cada pagamento.

O armazenamento de dados tem ainda diversas camadas de proteção, estabelecidas por diferentes software e hardware. Em cada transação é solicitada uma senha e a biometria do aparelho, o que dificulta a invasão de hackers.  

Como ativar o serviço?

Para realizar um pagamento ou transferência utilizando o Whatsapp Pay, é preciso seguir alguns passos. Em primeiro lugar, o usuário deve abrir o aplicativo, clicar na opção “Configurações” e procurar a opção “Pagamentos”.

Caso você esteja habilitado para a nova função, o próximo passo deve ser a criação de uma conta no Facebook Pay. Neste cadastro, será solicitada a criação de uma senha de seis dígitos que será a mesma utilizada para todas as transações no Whatsapp Pay.

Em seguida, o usuário deve preencher os dados que forem solicitados, assim como preencher as informações sobre as formas de pagamentos (cartão de débito, crédito, pré-pago ou múltiplo).

Como transferir?

Finalizada estas etapas, o pagamento através do chat estará disponível. Para usar, a pessoa deve ir até a janela onde deseja efetuar a transação, clicar na opção “Pagamento”, que fica no mesmo menu que permite o envio de imagens e documentos. 

Quais cartões e bancos são aceitos?

Por enquanto, o usuário pode utilizar cartões das bandeiras Visa ou Mastercard, do Banco do Brasil, Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop.

Quem pode utilizar?

Segundo o Whatsapp, a função de pagamentos e transferências está disponível apenas para alguns usuários, porém, em breve, esta deve ser disponibilizada gradativamente a todos os clientes da empresa.
 
É possível antecipar a função?

É possível antecipar a ativação do Whatsapp Pay. Para isso, basta solicitar a um amigo que já tenha a função, o envio de uma transferência de qualquer valor para a sua conta no Whatsapp. Deste modo, para receber o pagamento, o Whatsapp libera a função para que a quantia possa ser retirada. 

(Com informações do Whatsapp e canal Econoweek)
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet