Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 23 de junho de 2021

Notícias / Geral

O que é tag canonical e por que é importante para o SEO?

Da Assessoria

05 Mai 2021 - 11:41

O que é tag canonical e por que é importante para o SEO?

A tag canonical tem a principal função de mostrar aos mecanismos de busca, qual conteúdo é o principal, em casos de duplicação. É um conceito mais técnico dentro do marketing digital, porém muito importante para a otimização de sites em estratégias de SEO.

Esse serviço é muito importante para o Google, e pode fazer uma diferença bem relevante em relação ao tanto de pessoas que podem ser atraídas por sua empresa, auxiliando sua posição na busca orgânica. A seguir, falaremos mais sobre as funções da tag canonical e sua importância dentro do SEO.
 

O que é a tag canonical?

Como já dito anteriormente, a tag canonical, também conhecida como “canonical link element”, auxilia você a informar ao Google qual é a versão de preferência de sua página, uma vez que a mesma aparece mais de uma vez nas buscas orgânicas da plataforma.

Conteúdo duplicado

O conteúdo é considerado duplicado quando ele aparece mais de uma vez nas páginas de buscas, com urls diferentes, e dependendo da quantidade de conteúdo duplicado, pode ser prejudicial nas estratégias de marketing digital, especificamente envolvendo otimização de sites SEO.

Esse tipo de análise também deve ser colocado em pauta em relação a links patrocinados, pois o Google sempre deve saber qual priorizar.

Alguns posts duplicados não são prejudiciais em relação ao ranqueamento do seu site, porém se isso se tornar constante, o Google pode se confundir em relação a qual priorizar, e por isso é tão importante ter serviços de tag canonical.

<h2>Como ocorre a duplicação de conteúdos?</h2>

Existem ocasiões involuntárias e voluntárias para ocorrer a duplicação de um conteúdo dentro das pesquisas do Google, entre essas ocasiões:

  • Páginas de impressão: ocorre quando o conteúdo do seu site exposto na página é idêntico às páginas de visualização e para impressão, e então, as duas versões acabam caindo na mesma busca orgânica dentro do Google;

  • Scrapers: Surgimento de sites copiando o conteúdo de outros serviços e sites da internet, e para isso são utilizados os scrapers, que nada mais são do que robôs que visualizam rapidamente as páginas sobre o assunto, e acabam as duplicando;

  • Temas similares: ocorrem em sites que possuem o mesmo rodapé, texto institucional ou até design.

 

O que não fazer com a tag canonical?

A principal dica do que não fazer com a tag canonical, é tentar de alguma forma, manipular o Google. É importante ressaltar que só vale fazer o redirecionamento pela tag canonical, de páginas que se relacionam entre si, ou seja, o conteúdo ser bem parecido ou idêntico.

Sitevip Internet